Currículos nacionais e populismo: uma comparação entre Brasil e a Espanha
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.262.31Palavras-chave:
populismo autoritário, educação para a cidadania crítica, currículos nacionais, Brasil, EspanhaResumo
Apesar da crescente atenção à educação para a cidadania desde a virada do século 21, a recente disseminação do populismo autoritário em todo o mundo levantou relativamente pouca atenção nas políticas e pesquisas educacionais. Como resultado, as possibilidades e limitações que os currículos nacionais oferecem aos educadores para lidar com esse fenômeno ainda são bastante incertas. Neste artigo, desenvolvemos um quadro analítico baseado nas principais características do populismo autoritário e da educação para a cidadania crítica para comparar os elementos e o alcance para abordar o populismo nos currículos nacionais do Brasil e da Espanha, dois países onde a ascensão do populismo nacional está se tornando cada vez mais preocupante. Este artigo examina até que ponto os currículos nacionais nesses países incluem objetivos e conteúdos que permitem aos professores lidar com as complexidades desse fenômeno, desde a polarização política até a exaltação das identidades nacionais.
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