Democracia, cidadania e educação: aproximações a partir da configuração do campo pedagógico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.14Palavras-chave:
Democracia; Cidadania; Pedagogia.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o pensamento de autores centrais na configuração do campo da Pedagogia no Brasil, buscando reconhecer algumas das suas contribuições à discussão sobre a democracia no campo educacional brasileiro. A partir da pesquisa bibliográfica, levantamos o entendimento das referências semânticas, assim como dos temas centrais, desenvolvidos por Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes e Durmeval Trigueiro Mendes, ao longo do século XX, permitem destacar que desde a institucionalização formal da República há duas questões cardinais que ainda hoje demarcam essa discussão para a Pedagogia: como incorporar o povo à cidadania e, a seguir, se há ou não suficiência do povo para exercê-la. Questões cruciais que atravessam a configuração histórica do campo pedagógico brasileiro em relação à democratização e à cidadania na sociedade e repercutem na educação brasileira atual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.