Relações entre escolas, famílias e políticas educacionais: uma complexa rede de relações em um campo de disputas na constituição de ideias e discursos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.23

Palavras-chave:

relação escola-família, políticas públicas, educação básica

Resumo

As relações escolas-famílias nascem com a escolarização das crianças e com o contato entre essas duas instituições. As ideias e os discursos sobre como escolas e famílias devem se relacionar definem-se, porém, a partir de diferentes saberes e estratégias ao longo da história, das interações complexas e dos interesses dos atores das escolas, das famílias, da sociedade e do Estado. Assim, este artigo visa analisar as relações entre escolas, famílias, políticas educacionais e a constituição de discursos a partir de uma pesquisa bibliográfica. Foucault e Ball ajudam a entender que as ideias, os discursos, as estratégias para escolas e famílias se relacionarem não são frutos do acaso, mas de interações complexas que se estabelecem nessa rede e são carregadas de identidades, interesses, coalizões, tensões, conflitos, resistências, acomodações e são expressas nos textos das políticas educacionais.

Biografia do Autor

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí

Professora da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos