A formação de professores alfabetizadores na escola pública: uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.16

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Gestão por Resultados, Formação de Professores Alfabetizadores

Resumo

Este artigo objetiva analisar o modelo de formação docente ofertado pelos programas de erradicação do analfabetismo infantil PAIC e PNAIC, com foco na experiência de sua implementação no município de Russas-CE. Para tanto, toma como método de análise o materialismo histórico-dialético, apoiando-se em uma pesquisa bibliográfica fundamentada com relevo em Marx, Saviani, Alves, Shiroma et  al., Giroux, Duarte, dentre outros; na análise dos documentos oficiais que definem as diretrizes para a formação dos docentes desses programas; e em pesquisa de campo. Os resultados permitem concluir que os testes padronizados condicionam o modelo de formação docente; ocasionam o estreitamento curricular; impedem em larga medida a autonomia pedagógica dos professores, que não se reconhecem na prática que desenvolvem; impõem uma rotina pedagógica e o uso de material estruturado nas aulas, elaborado por empresas, as quais desconsideram a totalidade na qual a escola, alunos e professores estão inseridos.

Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais; Gestão por Resultados; Formação de Professores Alfabetizadores.

Biografia do Autor

Lúcia Helena de Brito, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campi Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE).

Downloads

Publicado

2022-07-24

Edição

Seção

Artigos