A formação de professores alfabetizadores na escola pública: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.16Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais, Gestão por Resultados, Formação de Professores AlfabetizadoresResumo
Este artigo objetiva analisar o modelo de formação docente ofertado pelos programas de erradicação do analfabetismo infantil PAIC e PNAIC, com foco na experiência de sua implementação no município de Russas-CE. Para tanto, toma como método de análise o materialismo histórico-dialético, apoiando-se em uma pesquisa bibliográfica fundamentada com relevo em Marx, Saviani, Alves, Shiroma et al., Giroux, Duarte, dentre outros; na análise dos documentos oficiais que definem as diretrizes para a formação dos docentes desses programas; e em pesquisa de campo. Os resultados permitem concluir que os testes padronizados condicionam o modelo de formação docente; ocasionam o estreitamento curricular; impedem em larga medida a autonomia pedagógica dos professores, que não se reconhecem na prática que desenvolvem; impõem uma rotina pedagógica e o uso de material estruturado nas aulas, elaborado por empresas, as quais desconsideram a totalidade na qual a escola, alunos e professores estão inseridos.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais; Gestão por Resultados; Formação de Professores Alfabetizadores.
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