Concepções de professores multidisciplinares em formação inicial sobre a Matemática e seu ensino: algumas compreensões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.07

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação de professores, Pedagogia

Resumo

A partir das discussões acerca das concepções de professores e a influência destas na prática docente (PONTE, 1992; THOMPSON, 1997; CURY, 1999), definiu-se como objetivo para este artigo refletir sobre as concepções de Professores Multidisciplinares em Formação Inicial em relação à Matemática e seu ensino nos Anos Iniciais. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática, de um Curso de Pedagogia, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por perguntas abertas relacionadas às concepções e sentimentos dos participantes em relação à Matemática e seu ensino. Os dados foram descritos e analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Como resultados do estudo, foi possível compreender que ainda há uma predominância da visão utilitarista da Matemática, mas as concepções sobre o ensino de Matemática dos participantes da pesquisa indicam uma tendência ao rompimento com essa visão.

Biografia do Autor

Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Priscila Kabbaz Alves da Costa, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos