Concepções de professores multidisciplinares em formação inicial sobre a Matemática e seu ensino: algumas compreensões
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.07Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação de professores, PedagogiaResumo
A partir das discussões acerca das concepções de professores e a influência destas na prática docente (PONTE, 1992; THOMPSON, 1997; CURY, 1999), definiu-se como objetivo para este artigo refletir sobre as concepções de Professores Multidisciplinares em Formação Inicial em relação à Matemática e seu ensino nos Anos Iniciais. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática, de um Curso de Pedagogia, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por perguntas abertas relacionadas às concepções e sentimentos dos participantes em relação à Matemática e seu ensino. Os dados foram descritos e analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Como resultados do estudo, foi possível compreender que ainda há uma predominância da visão utilitarista da Matemática, mas as concepções sobre o ensino de Matemática dos participantes da pesquisa indicam uma tendência ao rompimento com essa visão.
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