O Feminismo e sua possibilidade de universalidade: sujeitos e lugares que se cruzam
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.141.152Resumo
Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre a trajetória do Movimento Feminista, problematizando as questões levantadas por este movimento e a necessidade de percebermos estas lutas como universais, uma vez que tais questões dizem respeito a toda sociedade. Nesse sentido, o debate sobre a Interculturalidade apresenta contribuições importantes para que possamos repensar a universalidade como algo que deve ser constantemente revisto, para não corrermos o risco de solidificarmos princípios, tornando-os homogêneos e distantes da compreensão cultural e dos significados construídos a partir das vivências das mulheres.
Palavras-chave: movimento feminista, universalidade, filosofia, interculturalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.