Eric Voegelin e Karl Jaspers
a interpretação voegeliana sobre a era axial
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.212.05Palavras-chave:
Eric Voegelin. Karl Jaspers. Era Axial. Ordem e História.Resumo
Desde o século XVIII, alguns orientalistas apontam para acontecimentos paralelos e semelhantes ocorridos em diferentes civilizações do mundo antigo. Apenas em 1949, no entanto, em Origem e meta da história, Karl Jaspers nomeia tal paralelismo como era axial ou período do eixo (Achenszeit). Eleelege o período entre os séculos VIII e II a. C como aquele no qual irrompem acontecimentos paralelos no tempo nas regiões da Pérsia, Israel, Hélade, Índia e China.No âmbito da filosofia da história, tal tentativa se coloca contra a perspectiva de uma história linear e absolutamente ocidentalizada, como nos modelos do século XIX. Eric Voegelin, que lê a obra de Jaspers, ocupa-se também com o problema a respeito da história em seu opus magnum, Ordem e História, dividido em cinco volumes. Interessa-lhe investigar as ações dos seres-humanos e as “irrupções espirituais” no tempo como fenômenos de um tipo de ordem ou desordem. Para tanto, Voegelin se ocupa diretamente com a tese de Jaspers em parte dos volumes II e IV de Ordem e História. Ele partilha de alguns pressupostos com Jaspers, mas não aceita a tese da era axial. O objetivo deste artigo é investigar a apreciação voegeliana a respeito da tese de Karl Jaspers.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.