Maquiavel e os profetas armados
religião, política e violência
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.212.03Palavras-chave:
Maquiavel. Profetas armados. Religião. Política. Violência.Resumo
A presente pesquisa versa sobre os profetas armados, personagens políticos e históricos singulares da filosofia de Maquiavel. Em nossa análise, feita especialmente com base na famosa obra O Príncipe, os profetas armados são os mais poderosos agentes políticos das linhas argumentativas do autor florentino por associarem elementos como a religião, política, violência, entre outros na promoção de sua autoridade sobre diferentes corpos políticos, nobres e povo, bem como na fundação e manutenção dos seus domínios. A nossa investigação será dividida em duas partes: 1) uma compreensão geral sobre os profetas armados presentes em O Príncipe de Maquiavel, a saber: Ciro, Rômulo, Teseu e Moisés; 2) uma análise pormenorizada sobre o mais importante dos profetas armados: Moisés.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.