Rumo à universalização da ética do cuidado:
uma perspectiva feminista com base nos conceitos de Nel Noddings
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2024.202.03Palavras-chave:
Ética do Cuidado. Feminismo. Emoções. Educação Moral.Resumo
Este artigo aborda a Ética do Cuidado com foco na perspectiva de Nel Noddings. O objetivo é apontar a possibilidade de uma Ética do Cuidado universalizável, visto que Noddings não oferece critérios sistemáticos para a Ética do Cuidado, pois deseja afastar-se dos conceitos das éticas principialistas e concentrar-se no fator emocional envolvido na moralidade, em especial na educação moral feminina tradicional, inserida no contexto da cultura ocidental patriarcal. Além de buscar uma análise feminista dos conceitos de Noddings. A pesquisa tem como caráter metodológico a revisão bibliográfica narrativa, fazendo uso de obras filosóficas como único material de pesquisa. Verificou-se que há possíveis alternativas para que a Ética do Cuidado se torne universalizável através da ética do cuidado responsável, para isso construiu-se uma diferenciação entre emoções naturais e emoções morais, além da proposta de expansão das esferas de cuidado através dos sentimentos de empatia, simpatia e responsabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.