Diderot e Rousseau:

duas perspectivas acerca do gosto na Ilustração

Autores

  • Luciano da Silva Façanha Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Ana Jacira Borges Oliveira Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Gosto. Razão. Homens de letras. Arte. Ilustração.

Resumo

O artigo investiga sobre a razão enquanto proposta transformadora pensada pela ilustração a partir dos filósofos Diderot e Rousseau. Em ambos, as noções de racionalidade, progresso, letramento e gosto são trabalhadas a partir de disposições diversas. Em Rousseau existe uma crítica às ciências e às artes enquanto que Diderot sustenta uma proposta pedagógica para o teatro. Investigando sobre o gosto para esses homens de letras, o artigo realiza um recorte de alguns escritos de Diderot e Rousseau, para considerar a relação entre razão e gosto, nas concepções estéticas e filosóficas do século XVIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano da Silva Façanha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-Doutorado em Filosofia, estética do Século XVIII - PUC/SP. Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Atua na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor Adjunto no Departamento de Filosofia (DEFIL); Coordenador do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade - Mestrado Interdisciplinar (PPGCult); Professor do quadro permanente do Mestrado em Cultura e Sociedade da UFMA. Foi coordenador do DINTER em Filosofia USP/UFMA; Coordena o NEPI Núcleo de Estudos do Pensamento Iluminista; é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA (GEPI Rousseau UFMA), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Integrante do Núcleo de sustentação do GT Rousseau e o Iluminismo da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Pensamento do Século XVIII, atuando principalmente nos temas relacionados à estética do século XVIII, História da Filosofia Moderna, Iluminismo, problemas da linguagem na filosofia, História, Filosofia e Literatura, Belas-Letras e Belas-Artes. Se dedica aos estudos dos filósofos Jean-Jacques Rousseau, Diderot, Voltaire e Montesquieu e a teoria crítica literária contemporânea de Maurice Blanchot e Roland Barthes referentes aos estudos estéticos do XVIII.

Ana Jacira Borges Oliveira , Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – Mestrado Interdisciplinar - UFMA. Artista e pesquisadora. Graduação em Filosofia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em Artes Plásticas. Contou com Conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA/CAPES) para o desenvolvimento de sua pesquisa.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

FAÇANHA, L. da S.; BORGES OLIVEIRA, A. J. Diderot e Rousseau:: duas perspectivas acerca do gosto na Ilustração. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 17, n. 3, p. 83–95, 2021. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/23288. Acesso em: 4 maio. 2025.