Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A revista Controvérsia está permanentemente aberta a submissões (fluxo contínuo). São aceitos para a publicação somente trabalhos inéditos e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista.

Textos podem ser redigidos em português, inglês, alemão, francês ou espanhol.

****************

Chamada para Submissões

Tema: Cognição e corporeidade

Data limite: 28 de julho de 2025

 

Giovanni Rolla,

Universidade Federal da Bahia - Editor Convidado

Inácio Helfer,

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Editor-Chefe

A Revista Controvérsia tem o prazer de receber submissões para o dossiê comemorativo dos 20 anos de sua trajetória intitulado: Cognição e corporeidade. Os artigos devem explorar abordagens da filosofia das ciências cognitivas que trabalham com a questão da corporeidade, tais como (mas não apenas): enativismo autonomista; enativismo radical, psicologia ecológica; cognição situada; mente estendida; neurofenomenologia. Alguns temas contemplados pelo escopo desta chamada são: relações conceituais entre os diversos programas de pesquisa em cognição corporificada; continuidade entre vida e mente; relações filogenéticas e ontogenéticas entre faculdades cognitivas básicas e superiores; pressupostos ontológicos e epistemológicos da corporificação (como anti-reducionismo e emergentismo); influências históricas de vertentes contemporâneas da cognição corporificada; críticas filosóficas da inteligência artificial a partir da corporificação; novos problemas e desdobramentos futuros dos programas de pesquisa em cognição corporificada.

Encoraja-se que as contribuições dialoguem com as ciências empíricas relevantes (linguística, psicologia cognitiva, inteligência artificial, neurociência, biologia evolutiva entre outras) a partir de uma perspectiva filosófica.

O periódico publica artigos em português, espanhol e inglês. Aceita, igualmente, artigos de graduandos desde que em coautoria com pesquisadores doutores. Em se tratando de mestrandos e doutorandos, aceita sem a necessidade de pesquisadores doutores. O prazo para submissões é 28 de julho de 2025. O volume será publicado em dezembro de 2025. As instruções para os autores podem ser encontradas no site da Revista Controvérsia.

***************

De um ponto de vista geral, a revista aceita artigos, resenhas críticas, notas relativas a eventos e também reedições de trabalhos relevantes que se caracterizem como fundamentais à área, desde que haja autorização expressa do editor da publicação original.

Os artigos devem ser enviados eletronicamente em formato .doc, seguindo as etapas do sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.

A identificação de autoria do trabalho não deve constar no arquivo, garantindo desta forma o critério de avaliação cega pelos pares.

Um autor pode submeter vários artigos. Sendo eles aceitos, será observado o intervalo de 1 ano entre a publicação de um e outro, e assim sucessivamente. 

O processo de publicação consiste em uma aprovação prévia pela Comissão Editorial da revista, após a qual o trabalho é submetido à avaliação do tipo peer review, feita por no mínimo dois pareceristas externos.

 

Avaliação duplo-cega:

Para agilizar o processo de submissão e para garantir a avaliação duplo-cega, faz-se necessária a remoção de possíveis dados de autoria contidos no arquivo que será submetido. Além da remoção de quaisquer identificações presentes no corpo do texto, deve-se seguir os seguintes passos:

No Word, clique na aba “Arquivo”.

Em seguida, clique em “Informações”.

Depois em “Inspecionar documento”, a fim de verificar se há informações de autoria ocultas no arquivo.

Após a inspeção, verifique se há propriedades do documento ou informações pessoais que identifiquem o(a) autor(a) e clique em “Remover tudo”.

Por fim, reinspecione o arquivo. Ao concluir esta etapa, não haverá mais dados ocultos de identificação.

Salve para finalizar com segurança.

Causas para rejeição de mesa

São motivos para rejeição de mesa (ou seja, rejeição pré avaliação pelos pareceristas cegos) os seguintes itens, sob ação discricionária do editor:

  1. Insuficiência de referenciais teóricos. Este item contempla a ausência de fontes primárias e secundárias (referencial teórico principal a ser discutido e comentadores). 
  2. Ausência de uma discussão com recorte filosófico. Tal situação acarretará rejeição sob justificativa de escopo.
  3. Não conformidade com as diretrizes para autores da revista, incluindo normas formais e não cegar o arquivo da submissão.
  4. Autoplágio e plágio.
  5. Em caso de traduções, o não envio da versão original do texto junto à declaração de cessão de direitos autorais da mesma, quando esta não estiver em domínio público.

Processo de aceite:

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

Recomendação dos pareceristas; Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es); Aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

Aceitar / Correções obrigatórias / Submeter novamente para avaliação / Enviar para outra revista / Rejeitar / Ver comentários

 

Importante:

A Controvérsia não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.

O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

 

Normas para a formatação e submissão dos trabalhos:

 

Artigos

Extensão: O texto deverá ter entre 10 a 22 páginas (incluídas referências bibliográficas e notas), com espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12.

 

Partes componentes do trabalho:

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

 

  1. Título do texto

Título no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em Inglês deve apresentar também o título em Português. Com, no máximo, 240 caracteres com espaço.

Título em português: negrito e caixa baixa

Em inglês: caixa baixa, sem negrito

Título em segunda língua imediatamente abaixo da primeira, sem espaço de uma linha em branco;

Espaçamento de 1,5 entre o título em português e inglês

Alinhamento: Justificado, mas sem recuo de parágrafo;

Deixar uma linha em branco entre o título e o resumo.

 

  1. Resumo e abstract

Resumo no idioma do artigo e em inglês, em um único parágrafo, com 100 a 250 palavras, acompanhado de três a cinco palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas, também, por ponto; iniciá-las em caixa alta.

Espaçamento simples no corpo do texto do resumo em ambas as línguas. Entre o texto do resumo e ‘Palavras-chave’, espaçamento simples e uma linha em branco; fazer o mesmo no Abstract. O resumo começa sem recuo de parágrafo. Tamanho da fonte: 11.

A palavra “resumo” deve estar em negrito, em caixa-baixa com apenas a primeira letra em maiúsculo, separada por uma linha em branco do texto do resumo. Espaço de duas linhas em branco, também simples, entre as ‘palavras-chave’ do primeiro resumo e a palavra ‘resumo’ do segundo.

Nos casos em que o artigo é escrito em inglês, solicita-se também a apresentação de resumo e palavras-chave em português.

O resumo deve mencionar o tema/objeto, teses, objetivos, metodologia, resultados e conclusões do trabalho.

Entre as palavras-chave do segundo resumo e a primeira seção do artigo, deixar o espaço de duas linhas em branco, com o espaçamento simples entre linhas.

 

  1. Texto

Texto completo do artigo: formatado em Times New Roman, 12 pt, espaçamento 1,5; recomenda-se o recuo de parágrafo do texto para 1,25 ou 1,5. Margem superior e esquerda: 3cm, inferior e direita: 2cm. Não utilizar espaço depois de parágrafo.

Para as divisões das seções: alinhadas à esquerda, sem recuo de página; numeradas; não colocar ponto final depois do número e do subtítulo; em negrito, caixa baixa, sem espaço de linha em branco entre ele e o texto subsequente; mas um espaço de linha em branco entre ele e o texto anterior.

 

  1. Referências

As referências bibliográficas e de outra natureza devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt, espaçamento simples. Deixar uma linha em branco entre cada referência.

6 espaçamentos com underline (______), em caso de repetição do nome do autor.

Designar como “Referências” (à esquerda e sem recuo, caixa baixa, em negrito, sem dois pontos no final)

 

  1. Citações

Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;

Citações com mais de três linhas deverão ser apresentadas em parágrafo isolado, sem aspas, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 10 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

A citação longa deverá estar separada do resto do texto, precedidas e antecedidas por um espaço de 1,5 entrelinhas.

Nas citações longas, colocar ponto final imediatamente no fim do texto citado, mantendo igualmente o ponto final depois dos parênteses de referência.

 

Referências das citações

As referências das citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas (sistema autor-data):

Um autor: (HONNETH, 2015);

Dois autores: (RUDA; HERZOG, 2011);

Três ou mais autores: (AMARAL et al., 1966);

Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (AMARAL, 2008a) (AMARAL, 2008b);

 

  1. Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'.

Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem

Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in;

 

  1. Palavras estrangeiras

Palavras estrangeiras devem estar em itálico.

 

  1. Referências bibliográficas

As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

Destaques (título de livro, título de periódico, etc.) podem ser feitos em itálico.

Exemplos (mais em regras e exemplos em ABNT/Material para elaboração de trabalhos acadêmicos UNISINOS 2019):

 

Livros

SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es) (pessoa, entidade). Título. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação.

Exemplo:

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princípios fundamentais norteadores do direito de família. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

 

E-books com acesso online

LUZ, Valdemar P. da. Manual de direito da família. Barueri: Manole, 2009. E-book. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=h4-CWbUqfhsC&printsec= frontcover&dq=direito+de+familia&hl=pt-BR&sa=X&ei=1UZIU_O3LvC02AWWiYC gDw&ved=0CDkQ6AEwAA#v=onepage&q=direito%20de%20familia&f=false. Acesso em: 11 dez. 2018.

 

Artigos

SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es).Título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver). Título do periódico: subtítulo (se houver), Local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, informações de períodos. Data de publicação.

Exemplo:

FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Cidade e imagem: entre aparências, dissimulações e virtualidades. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 6, n. 1, p. 21-32, 2004.

 

Capítulos de livros

SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome(s) dos responsáveis (org., coord., ed., colab., comp. ou rev.). Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação. Página inicial e final do capítulo.

 

Exemplo:

ALVARENGA, Lídia. Organização da informação nas bibliotecas digitais. In: NAVES, Madalena Martins Lopes; KURAMOTO, Hélio (org.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2006. p. 76-98.

 

Dissertações e Teses

SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es). Título da tese. Ano. Dissertação/Tese (mestrado em.../ doutorado em...) – Programa de Pós-Graduação em…, Universidade..., Local, Ano.

Exemplo:

KRAUSPENHAR, Patrícia Maria. Análise de palinofácies no cretáceo superior da bacia de Santos, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Geologia) – Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo, 2008.

 

Observações:

Quando o nome de um autor se repetir, o substituir por 6 underlines.

 

Resenhas

Serão aceitas para avaliação as resenhas de textos recentes, que tenham menos do que 5 anos de distância entre a publicação do livro e sua resenha.

Elas devem ter no mínimo 3 páginas.

É desejável que o relato sobre os capítulos seja um pouco detalhado. Uma vez que uma
resenha tem uma finalidade prevalentemente informativa, não é suficiente enunciar a tese
ou o argumento geral do autor.

A resenha não pode ser 100 % informativa. Deve conter 20 % de avaliação - avaliação
crítica i) dos argumentos e ii) dos pontos fortes/fracos do livro.

É desejável que a resenha faça uma contextualização do livro no marco da literatura
secundária sobre o tema.

Pode ser redigida em parágrafo único. Não há problemas se for em vários parágrafos.

Traduções

As traduções devem vir acompanhadas de seus originais e da autorização de publicação do(a) autor(a) e/ou da editora.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.