É possível aprender a coisa sem o nome?

Autores/as

  • Lucas Costa Roxo

Palabras clave:

Crátilo, convencionalismo, naturalismo, linguagem e conhecimento, oralidade

Resumen

O Crátilo é o diálogo platônico que tem como tema central a linguagem. Nele encontram-se teses que influenciaram as mais diversas teorias da linguagem. O diálogo é um debate sobre as concepções naturalista e convencionalista da linguagem apresentadas e refutadas por Platão por não levarem ao conhecimento verdadeiro. Devido a essa limitação Platão propõe uma linguagem ideal representada na afirmação de que “é possível aprender as coisas sem o nome”. O propósito desse artigo é expor as três concepções de linguagem discutida por Platão e, em suas conseqüências, explicitar a dimensão pragmática da linguagem subjacente ao convencionalismo mediante a ambigüidade e imperfeição da linguagem e a relação entre linguagem e conhecimento. E por fim, mediante a idéia de que é possível aprender as coisas sem o nome, estabelecer relação com a oralidade a partir de passagens da Carta Sétima, do Fedro e do Sofista. Esse texto é uma reflexão hermenêutica de compreensão do problema do conhecimento e coisa.

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Publicado

2013-12-10

Cómo citar

ROXO, L. C. É possível aprender a coisa sem o nome?. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 5, n. 3, p. 33–43, 2013. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/6685. Acesso em: 4 may. 2025.

Número

Sección

Artigos