Resenha do Livro - Scientific Pluralism Reconsidered - A new approach to the (Dis)unity of Science
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.212.14Palabras clave:
Pluralismo Científico. Foliated Pluralism. Filosofia da Ciência.Resumen
Esta resenha examina criticamente o livro Scientific Pluralism Reconsidered: A New Approach to the (Dis)unity of Science (2016), de Stéphanie Ruphy, que revisita debates de longa data sobre a unidade e a não-unidade da ciência. Ruphy desafia as posições pluralistas e antirreducionistas predominantes ao propor uma alternativa: o “Foliated Pluralism”. Esse pluralismo é constituído por quatro propriedades principais: 1) transdisciplinaridade, 2) sincronicidade, 3) não exclusividade e 4) cumulatividade. Ao analisar práticas científicas na astrofísica e na taxonomia, Ruphy argumenta que as incompatibilidades persistentes entre modelos e classificações decorrem de restrições pragmáticas, e não de uma necessidade ontológica. Rejeitando tanto o monismo universalista quanto o pluralismo fundamentado metafisicamente, ela enfatiza a necessidade de uma visão temporalmente qualificada e orientada para a prática do pluralismo científico. O livro oferece uma contribuição significativa para a filosofia da ciência, apresentando uma perspectiva sofisticada que reconcilia o pluralismo com a metodologia científica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.