A atualidade do espetáculo: a contemporaneidade de Debord e McLuhan
Palabras clave:
sociedade, comunicação, espetáculo, tecnologia, Debord, Mcluhan,Resumen
Duas obras publicadas em 1967, Sociedade do Espetáculo, de Debord, e O meio é a Massagem, de McLuhan, são polos opostos na análise e previsão dos efeitos do desenvolvimento acelerado das então chamadas mídias de massa sobre a sociedade. Desde então, os efeitos da espetacularização das relações e da comunicação como uma tecnologia em constante evolução fizeram dessas obras elemento recorrente nos debates sobre a comunicação. Passados mais de 40 anos, a revisão e atualização da aplicação desses conceitos se faz necessária para que se possa compreender as formas de apresentação e os desafios da comunicação como poder social na contemporaneidade. A adaptação e revisão dos conceitos frente a realidade atual demonstrou que os autores, ainda relevantes e de máxima importância para o entendimento das relações sociais, anteviram aspectos iniciais das consequências da espetacularização da vida, mas a midiatização da realidade tomou proporções muito maiores do que as esperadas pelos autores.
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Citas
DEBORD, G. Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 2006.
FLUSSER, Vilem. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cossac Naify, 2013.
MCLUHAN, Marshall. The Medium is the Massage. Berkeley: Gingko press, 2006.
MCLUHAN, Eric. Commonly asked questions (and answers). Disponível em: <https://www.marshallmcluhan.com/common-questions/>. Acesso em 18 jul 2018.
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