“Cuidai de vós próprios”: a ética da imortalidade no Fédon
Palavras-chave:
Platão, Fédon, Imortalidade, Ética, Morada.Resumo
Este ensaio pretende examinar o argumento dado por Platão em favor da imortalidade da alma no diálogo Fédon, considerando seu encadeamento em duas partes: uma propriamente discursiva e racional e a outra, centro sob o qual o discurso corre, originariamente ética. No jogo de percorrer este centro, os temas centrais da filosofia platônica são mobilizados como o ascetismo, o conhecimento por rememoração e o advento da Ideia; porém argumentar-se-á que a leitura destes temas não pode se apartar de seu centro: a vida filosófica como ética ou morada ontológica.
Downloads
Referências
BOSTOCK, D. Plato's Phaedo. New York: Oxford University Press, 2002.
DILMAN, I. Philosophy and the philosophic life: a study in Plato's Phaedo. New York: St. Martin's Press, 1992.
DIOGENES LAERTIUS. Lives of Eminent Philosophers. Trad. R.D. Hicks. Cambridge: Harvard University Press, 1972 (primeira publicação em 1925).
PLATÃO. Fédon. In: Diálogos / Platão. Tradução de Jorge Paleikat e João Cruz Costa. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 55-126. (Os pensadores)
TARRANT, H. Introduction. In: PLATÃO. The last days of Socrates. Trad. Hugh Tredennick e Harold Tarrant. London: Penguin Books Ltd, 1993, p. 95-108.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.