Habilidades Sociais Educativas e Sintomas Clínicos em Professores de Ensino Fundamental

Autores

  • Marjana Fatima Gasparin Faculdade Meridional - IMED
  • Marcia Fortes Wagner Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.10

Resumo

O professor é elemento chave no aprimoramento dos comportamentos dos alunos, servindo como modelo para a expressão de reações adequadas ao ambiente. Portanto, um professor com repertório de Habilidades Sociais Educativas (HSE) desenvolvido têm mais chances de obter êxito na relação professor-aluno e menores índices de adoecimento emocional. O estudo objetivou avaliar e comparar o repertório de HSE com os níveis depressivos, de ansiedade e estresse em professores de ensino fundamental, correlacionando ao perfil sociodemográfico dos participantes. Foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais Educativas-Professores e a Depression Anxiety Stress Scale. Trata-se de um estudo quantitativo transversal, correlacional e comparativo, embasado na perspectiva da teoria comportamental. Participaram 109 professores de escolas públicas e privadas do norte do Estado do Rio Grande do Sul, sendo 96,3% mulheres (M= 42,06 anos; DP=9,38). Os achados apontaram escores mais elevados de ansiedade, estresse e depressão nos professores de escolas públicas, com um repertório mais elaborado de HSE, enquanto nos docentes de escolas particulares encontrou-se correlação positiva entre HSE e sintomas depressivos e de ansiedade. Conclui-se que os professores podem se beneficiar de programas que estimulem interações sociais mais habilidosas, por meio das quais poderão desenvolver práticas educativas mais positivas e mais qualidade de vida.

Biografia do Autor

Marjana Fatima Gasparin, Faculdade Meridional - IMED

Mestre em Psicologia pela IMED - Passo Fundo (março 2017- março 2019). Especialista em Avaliação e Diagnóstico Psicológico: enfoque clínico pela IMED - Passo Fundo (2015-2016). Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (2010-2014)

Marcia Fortes Wagner, Faculdade Meridional - IMED

Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS) Psicóloga e Pedagoga pela UPF. Psicóloga Clínica com Certificação de Terapeuta Cognitiva pela FBTC. Professora do PPGP e do Curso de Psicologia, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Relações Interpessoais, Emoção, Comportamento e Cognição (GEPRIECC), IMED, Passo Fundo, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-03-15

Edição

Seção

Artigos