A Relação entre o Uso de Jogos Digitais Online e Sintomas de Ansiedade em Crianças e Adolescentes

Autores

  • Laura Marques da Rosa Universidade Feevale
  • Rodrigo Giacobo Serra Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.05

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação do uso de jogos digitais online por crianças e adolescentes com sintomas de ansiedade, tendo em vista a relevância da temática na atualidade. Para tanto, após a aplicação de um questionário online em uma amostra de 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos de idade, estudantes de uma escola pública brasileira, foram utilizados instrumentos como um questionário de perfil elaborado pelos autores e a Escala de Transtornos relacionados à Ansiedade Infantil (SCARED) para a investigação da existência da associação do uso de jogos online e sintomas de ansiedade. Dos 50 participantes, 41 (82%) apresentaram sintomas de ansiedade e 42 (88%) fazem uso de jogos digitais online. Foi encontrada correlação negativa significativa entre o tempo de uso de jogos virtuais e sintomas de ansiedade (? = -0,526; p<0,01). Os resultados obtidos mostram que o uso de jogos digitais online é encorajado pelos sintomas de ansiedade, funcionando como uma estratégia de enfrentamento de esquiva dos sintomas ansiosos. Portanto, quanto mais tempo as crianças e adolescentes jogam, mais evitam situações potencialmente ameaçadoras e, dessa forma, apresentam menos sintomas ansiosos. 

Biografia do Autor

Laura Marques da Rosa, Universidade Feevale

Graduanda do curso de Psicologia na Universidade Feevale.

Rodrigo Giacobo Serra, Universidade Feevale

Professor doutor do curso de Psicologia na Universidade Feevale.

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Publicado

2021-03-15

Edição

Seção

Artigos