Sobre o Início do Tratamento: Emoções do Psicoterapeuta-Aprendiz na Clínica Psicanalítica

Autores

  • Renata Fernanda Bacaro Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Andréa Kioko Sonoda Gomes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.132.01

Resumo

Durante a prática dos estágios em psicoterapia psicanalítica, os psicoterapeutas vivenciam a amplitude dos entrelaçamentos psíquicos, inerentes aos atendimentos clínicos. O presente estudo teve como objetivo identificar as vivências emocionais de psicoterapeutas-aprendizes nos atendimentos clínicos iniciais, realizados em um serviço-escola. Trata-se de uma pesquisa clínico-qualitativa, de caráter exploratório, com a utilização de fatos clínicos. Participaram nove psicoterapeutas-aprendizes, assim como os pacientes por elas atendidos. Os dados foram analisados por meio do referencial teórico psicanalítico. Como resultados foi possível identificar a presença das seguintes vivências emocionais nos primeiros atendimentos clínicos: angústia, insegurança, preocupação, raiva e satisfação. Estas, por sua vez, apresentam aspectos pertinentes, relacionados aos fenômenos contratransferenciais, apontando ainda para a importância de considerá-los em toda a complexidade de um trabalho cujo objeto de estudo é o inconsciente.

Biografia do Autor

Renata Fernanda Bacaro, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária.

Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente o Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisas sobre clínica psicanalítica, desenvolvimento humano, relacionamento afetivo emocional em gêmeos.

Andréa Kioko Sonoda Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos