Percepções de Participantes de um Grupo de Apoio à Adoção Acerca desta Experiência

Autores

  • Fabiana Müller Schmitt Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Dorian Mônica Arpini Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Camila Almeida Kostulski Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.131.08

Resumo

Este estudo buscou conhecer a percepção dos participantes de um grupo de apoio à adoção (GAA) acerca desta experiência. A pesquisa teve caráter qualitativo e realizou-se através de entrevistas semidirigidas, as quais foram analisadas a partir da análise de conteúdo. Participaram do estudo oito integrantes de um grupo de apoio à adoção de uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstram que os pretendentes à adoção e pais adotivos buscam o grupo devido à necessidade de aprofundarem conhecimentos acerca da parentalidade adotiva, bem como para aliviarem a ansiedade despertada pelo processo. Além disso, os participantes evidenciaram que o grupo no qual o estudo foi realizado tem atuação na garantia dos direitos de crianças e adolescentes institucionalizados, mencionando a realização de diversos projetos e a busca pelo direito à convivência familiar. Assim, destaca-se que o grupo trabalha tanto em prol da parentalidade adotiva, quanto da construção de uma nova cultura da adoção. Por fim, as considerações finais apontam a importância de produzir novos conhecimentos na temática, uma vez que estes podem auxiliar no trabalho de preparação de pretendentes, pais, como também de todos os envolvidos no processo de adoção.

Biografia do Autor

Fabiana Müller Schmitt, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Psicóloga graduada pela UFSM. Atualmente psicóloga do CREAS de Veranópolis/RS.

Dorian Mônica Arpini, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Psicóloga, Professora Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Camila Almeida Kostulski, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (Bolsista CAPES). Mestra em Psicologia da Sáude pela UFSM. Especialista em Direito de Família e Mediação de Conflitos pela Faculdade Palotina, FAPAS. Psicóloga graduada pelo centro Universitário Franciscano.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos