Distúrbios Psiquiátricos Menores e Fatores Associados em Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2019.123.07Resumo
A profissão docente tende a ser desempenhada em contextos desfavoráveis nos aspectos administrativo, financeiro, ergonômico e social. Tais riscos costumam acarretar prejuízos à saúde dos professores. Este estudo objetivou verificar a prevalência e os fatores associados aos distúrbios psiquiátricos menores (DPM) em docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva e comparativa. Participaram do estudo 740 docentes da rede privada de educação do estado, os quais responderam um questionário online, contendo questões descritivas (dados pessoais e laborais), a Escala de Avaliação do Contexto do Trabalho e o Self-Reporting Questionnaire. Os resultados indicaram uma prevalência de DPM de 55% no grupo estudado. As principais características associadas aos DPM foram: atuar na educação infantil, ter menor carga horária, trabalhar há menos tempo na docência e em mais de uma instituição e pior avaliação do contexto de trabalho. Destaca-se a necessidade de ampliar as políticas públicas e os serviços de promoção de saúde voltados a esses profissionais.
Palavras-chave: Professores, Transtornos Mentais, Saúde do Trabalhador.
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