Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Karen Cristina Rech Braun Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiane Cristina Pereira Marcilio Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mikael Almeida Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.122.11

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) foi compreendido como um transtorno exclusivo da infância por muito tempo. Nos últimos anos, pesquisas evidenciaram que cerca de 70% dos casos diagnosticados na infância persistem ao longo da vida. Crianças com TDAH, quando não tratadas, podem continuar apresentando sintomas na adolescência, o que justifica a necessidade de identificar e avaliar as intervenções destinadas a adolescentes. Logo, este estudo objetiva caracterizar intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para adolescentes com TDAH. Foi realizada uma revisão sistemática em cinco bases de dados com a combinação das palavras-chave (“TDAH”, “ADHD”, “attention deficit hyperactivity disorder”), (“TCC” “CBT” “Cognitive Behavioral Therapy”) e (“adolescents”, “adolescent”, “teens”) no campo assunto. Dos 272 artigos encontrados, somente 7 atenderam os critérios de inclusão. A maioria das intervenções analisadas se referiam à psicoterapia individual, com um número de sessões que variou entre 10 a 20. Cinco estratégias terapêuticas foram identificadas como mais frequentes: psicoeducação; organização e planejamento do tempo e atividades; engajamento dos pais no tratamento; entrevista motivacional; e redução de estímulos distratores e da procrastinação. Os resultados evidenciaram a eficácia das intervenções da TCC para essa população. Não foi identificado nenhum estudo empírico que testasse intervenções baseadas na TCC destinadas a adolescentes com TDAH no Brasil, o que sugere a necessidade de adaptar ou criar protocolos de atendimento para esse público no país. Conclui-se que a literatura internacional proporciona aos psicólogos e psiquiatras informações importantes para adoção dos protocolos de tratamento baseados na TCC para adolescentes com TDAH, visto que detalha público-alvo, os objetivos do tratamento, os procedimentos, e os resultados da intervenção.

Palavras-chave: adolescentes; TDAH; terapia cognitivo-comportamental.

 

Biografia do Autor

Karen Cristina Rech Braun, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.

Fabiane Cristina Pereira Marcilio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.

Mikael Almeida Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, São Paulo - SP. Brasil. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil.

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Publicado

2019-07-05

Edição

Seção

Artigos