Qualidades psicométricas da versão brasileira da Escala Broad Autism Phenotype Questionnaire (BAPQ-Br)

Autores

  • Lidia de Lima Prata Consultório particular
  • Walter Camargos Junior Consultório particular
  • Maycoln Leôni Martins Teodoro UFMG
  • Fabio Lopes Rocha IPSEMG

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.08

Resumo

O Broad Autism Phenotype Questionnaire (BAPQ) é um instrumento que foi desenvolvido especialmente para avaliar traços de autismo em adultos da população em geral. É fácil de ser administrado, confiável e eficiente. Este estudo teve como objetivo avaliar as qualidades psicométricas da escala de autorrelato da versão brasileira do referido instrumento (BAPQ-Br). A investigação das propriedades psicométricas da BAPQ-Br foi realizada por meio de análise fatorial exploratória, de consistência interna e da comparação entre grupos clínicos e não clínicos. Encontrou-se adequada consistência interna, em todos os fatores e na escala total. A extração dos fatores indicou três agrupamentos teoricamente consistentes com o estudo original, sendo que os itens dos fatores Interesse social e Rigidez se mantiveram todos nos mesmos domínios em ambas as versões (original e brasileira). Porém, 5 itens do fator Linguagem Pragmática apresentaram carga fatorial superior no fator Interesse Social. Foram identificadas diferenças significativas entre os pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e pais de crianças com síndrome de Down nos fatores Interesse Social, Linguagem Pragmática e no escore total e entre pais de crianças com TEA e pais de crianças com desenvolvimento típico no fator Interesse Social. O BAPQ-Br é um instrumento de rastreamento para fenótipo ampliado do autismo que poderá contribuir com o desenvolvimento de estudos epidemiológicos em nosso meio. Estes resultados são promissores, porém, novos estudos são necessários para continuar as pesquisas sobre as evidências de validade da BAPQ-Br.

Palavras-chave: fenótipo ampliado do autismo; análise fatorial exploratória; validade de testes.

Biografia do Autor

Lidia de Lima Prata, Consultório particular

Psicóloga clinica

Walter Camargos Junior, Consultório particular

Psiquiatra

Maycoln Leôni Martins Teodoro, UFMG

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (CogCom) da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fabio Lopes Rocha, IPSEMG

Psiquiatra. Coordenador da clínica psiquiátrica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG).

Downloads

Publicado

2019-04-08

Edição

Seção

Artigos