Avaliação das habilidades sociais de universitários ingressantes e concluintes
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.05Resumo
O processo de ingresso e permanência ao ensino superior exige do universitário o desenvolvimento de habilidades sociais que promovam uma melhor adaptação e preparo para o mercado de trabalho. Objetivou-se caracterizar e comparar o repertório de habilidades sociais de universitários iniciantes (segundo período) e concluintes (décimo período) de diferentes cursos de graduação, e identificar fatores sociodemográficos e ocupacionais associados às habilidades sociais. Participaram 165 universitários, matriculados nos cursos de Psicologia, Direito e Engenharia Civil de uma instituição particular de Minas Gerais, que responderam o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e um Questionário Sociodemográfico e Ocupacional. Com exceção da Engenharia Civil, foi verificado que os alunos concluintes apresentaram um repertório de habilidades sociais mais desenvolvido quando comparados aos iniciantes. Além disso, estudantes que concluíram o ensino médio em instituições públicas e possuíam renda própria mostraram-se mais habilidosos. Quanto ao gênero, homens e mulheres apresentaram um repertório mais desenvolvido em habilidades sociais distintas. Recomenda-se novas pesquisas que tenham como objetivo avaliar as mudanças no repertório de habilidades sociais dos universitários durante o período da graduação, possibilitando, desta forma, o planejamento de intervenções que promovam uma melhor adaptação e preparo para o mercado de trabalho por meio da aquisição e aperfeiçoamento dessas habilidades.
Palavras-chave: habilidades sociais; universitários; formação profissional.
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