Avaliação de uma intervenção em grupo baseada na terapia de aceitação e compromisso para indivíduos diagnosticados com transtorno bipolar

Autores

  • Dainon Machado
  • Maria Rita Zoéga Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Roberta Seles da Costa

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.02

Resumo

O Transtorno Bipolar (TB) é uma condição crônica grave, definido pela ocorrência de episódios de mania, hipomania e depressão. Está relacionado a complicações em aspectos emocionais, físicos e sociais. Pesquisas têm focado no desenvolvimento de intervenções que resultem em melhora terapêutica, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), que almeja produzir flexibilidade psicológica. O objetivo do artigo é apresentar um estudo de caso de um grupo baseado na ACT para três participantes com diagnóstico de TB e resultados da intervenção sobre o repertório de flexibilidade psicológica, sintomas de mania, hipomania, depressão e qualidade de vida. As sessões foram realizadas em grupo com cinco encontros totais na clínica-escola de uma universidade estadual. Foram utilizados os instrumentos Escala de Hamilton de Depressão; Escala de Mania Young, WHOQOL-bref e dados qualitativos obtidos por registro em áudio e vídeo. Os resultados demonstraram diminuição nos sintomas, melhora nos domínios físico e de relações pessoais do inventário de qualidade de vida e aumento em repertório de flexibilidade psicológica. Considerando as limitações do estudo, como um número pequeno de participantes e grupo único de intervenção, concluiu-se que a ACT foi eficaz para ampliar o repertório-alvo de pacientes diagnosticados com TB.

Palavras-chave: transtorno bipolar; terapia de aceitação e compromisso; intervenção em grupo.

Biografia do Autor

Dainon Machado

Mestre pelo Programa de Mestrado em Análise do Comportamento - Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Rita Zoéga Soares, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Psicologia na Universidade de São Paulo (USP), pós doutorado na Universidade de Valencia e Jaume I de Castellón, Espanha. Docente do departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Programa de Mestrado em Análise do Comportamento (UEL) e do Programa de Masters em Psicooncologia da Universidade de Valencia, Espanha.

Roberta Seles da Costa

Mestre pelo Programa de Mestrado em Análise do Comportamento - Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2019-04-08

Edição

Seção

Artigos