A comunicação de equipe de saúde no tratamento de crianças que requerem cuidados especializados: uma revisão da literatura

Autores

  • Aline Abreu e Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luanna Dhannat Santos Couto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maycoln Leôni Martins Teodoro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.113.07

Resumo

No tratamento de crianças que requerem cuidados especializados, constrói-se um relacionamento de longo prazo dos profissionais de saúde com a família através do tempo. Essa relação é consolidada com base na comunicação colaborativa entre os envolvidos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a comunicação de equipe no tratamento de pessoas que requerem cuidados especializados. Utilizou-se as bases de dados PsyArticles (APA), ScienceDirect (Elsevier), Springer, SAGE Journals Online, Oxford Journals e SciELO na busca dos artigos. Foram selecionados oito estudos, e os resultados indicaram uma maioria de pesquisas exploratórias sobre o tema e, mais recentemente, o surgimento de estudos propositivos sobre a elaboração de ferramentas de avaliação e intervenção relacionadas com a comunicação entre a equipe em saúde. Foi identificada uma predominância de estudos que avaliam a comunicação de forma bidirecional, coletando os dados tanto com cuidadores quanto com os profissionais envolvidos no tratamento. A elucidação das pesquisas já existentes visa fornecer um panorama geral sobre o tema, auxiliando no delineamento de rumos futuros de pesquisa. Diante disso, são apontados possíveis estudos que possibilitem o avanço do conhecimento sobre a comunicação de equipe.

Palavras-chave: deficiências do desenvolvimento, equipe de assistência ao paciente, comunicação interdisciplinar.

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Publicado

2018-11-23

Edição

Seção

Artigos