Perfil de atendimentos psicológicos em contextos de violência sexual infantojuvenil: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Lucas Rossato Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.
  • Tales Vilela Santeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Sabrina Martins Barroso Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.113.02

Resumo

O presente estudo é uma revisão integrativa de literatura que teve o objetivo de evidenciar características de atendimentos psicológicos a pessoas em situação de violência sexual infantojuvenil (VSI). A busca ocorreu nas bases de dados SciELO, PePSIC e Lilacs. Foram recuperados 42 estudos empíricos ou relatos de experiência publicados entre janeiro/2006 e outubro/2017. Os dados foram agrupados em três categorias temáticas: (1) população atendida; (2) contexto, modalidade e local de atendimento; (3) instrumentos, técnicas e enfoque teórico. Da “população atendida”, evidenciaram- se atendimentos a crianças e adolescentes. Os contextos clínico e psicossocial, as modalidades individual e grupal, os Serviços-Escola, os Centros de Referência e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social estão entre os apresentados. Nos instrumentos, apareceram escalas, testes psicológicos e entrevistas; nas técnicas, a avaliação psicológica e clínica e a anamnese e, nos enfoques teóricos, o psicanalítico, o psicodramático e o cognitivo-comportamental. Os resultados apresentados podem auxiliar futuras intervenções de estudantes e profissionais de psicologia que pesquisam e trabalham com VSI.

Palavras-chave: abuso sexual, abuso da criança, violência na família.

Biografia do Autor

Lucas Rossato, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, na Escola de Enfermafem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (1998), mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas (2000) e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas (2004). Avaliador cursos de graduação e revisor ad hoc de itens do BNI-ENADE 2015 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (IELACHS-UFTM), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM (PPGP-UFTM) e Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia Aplicada (CEPPA) da UFTM.

Sabrina Martins Barroso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Especialista em Desenvolvimento Humano (UFMG), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora em Saúde Pública (Epidemiologia) pela UFMG. Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, coordenadora do Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde (NAPIS) e do Laboratório de Avaliação Psicológica (LAP).

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM (PPGP-UFTM). Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob supervisão da Profa. Dra. Anne Marie Germaine Victorine Fontaine (USP/Santander). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (Bolsa PDJ-CNPq). Especialista em Gestão da Educação: Supervisão Educacional e em Gestão da Educação: Administração Escolar. Coordenador do PROSA - Laboratório de Investigações sobre Práticas Dialógicas e Relacionamentos Interpessoais (UFTM-CNPq). Pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-USP-CNPq), do Laboratório de Etnopsicologia (FFCLRP-USP) e do grupo A Análise do Discurso e suas Interfaces (USP-CNPq). Editor Chefe da Revista da SPAGESP (Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo) (Qualis CAPES Psicologia B1). Editor Associado da Paidéia (USP Ribeirão Preto) (Qualis CAPES Psicologia A1) e da Temas em Psicologia/Trends in Psychology (Qualis CAPES Psicologia A2). Membro do conselho editorial do The Journal of Happiness & Well-Being e da REFACS (Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social).

Downloads

Publicado

2018-11-23

Edição

Seção

Artigos