Entre o desejo e a decisão: a escolha por ter filhos na atualidade

Autores

  • Denise Bernardi Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Terezinha Féres-Carneiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Andrea Seixas Magalhães Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.112.02

Resumo

O presente estudo é parte de uma investigação mais ampla sobre o adiamento do projeto parental e tem como objetivo investigar os fatores envolvidos no adiamento do projeto de ter filho na atualidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados cinco homens e cinco mulheres do segmento socioeconômico médio, membros de casais distintos, com idades entre 33 e 37 anos, sem filhos. Os resultados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo na sua vertente categorial. Da análise do material, emergiram seis categorias de análise. Para atingir os objetivos formulados no presente trabalho, serão discutidas as categorias: motivos para o adiamento do projeto de ter filhos e motivos para o não adiamento do projeto de ter filhos. Os resultados apontaram que existe uma influência de ordem social para que o casal conjugal se torne casal parental. Contudo, o projeto de ter filhos é cada vez mais um projeto que está sendo repensado. Constatou-se que a decisão de ter filhos é uma experiência complexa, que envolve inúmeros fatores.

Palavras-chave: casal, filhos, parentalidade.

Biografia do Autor

Denise Bernardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Psicologia Clínica pela PUCPR e em Psicoterapia de Família e Casal pela PUC-Rio.

Terezinha Féres-Carneiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenadora do Curso de Especialização em Psicoterapia de Família e Casal da PUC-Rio.

Andrea Seixas Magalhães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professora do Curso de Especialização em Psicoterapia de Família e Casal da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2018-08-09

Edição

Seção

Artigos