Impasses e alcances da psicanálise: o empreendedorismo do analista contemporâneo

Autores

  • Silvio Augusto Lopes Iensen Universidade Franciscana
  • Mônica Medeiros Kother Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.111.09

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo realizada com psicanalistas, com significativa experiência clínica e produção escrita sobre Psicanálise. Por meio de entrevistas semidirigidas, buscou-se explorar os efeitos das demandas clínicas contemporâneas na forma dos participantes exercerem a clínica e, também, suas concepções a respeito da atual situação da Psicanálise. Os dados obtidos foram trabalhados com o método de Análise de Conteúdo e resultaram na estruturação de quatro Categorias Finais: Incompletude e abertura da Psicanálise: o valor do legado de Freud; A clínica psicanalítica atual: exigência de trabalho ao psicanalista; O ouro da Psicanálise; e, por último, O enfrentamento do mal-estar próprio da Psicanálise: riscos e potenciais. Os achados deste estudo permitiram definir como empreendedorismo o trabalho criativo do psicanalista diante de impasses clínicos e nomear como analista contemporâneo o profissional que, compromissado com a essência do legado freudiano, inquieta-se e cria frente aos interrogantes clínicos, produzindo, assim, conhecimento em Psicanálise.

Palavras-chave: clínica psicanalítica, analista contemporâneo; Psicanálise, empreendedorismo.

Biografia do Autor

Silvio Augusto Lopes Iensen, Universidade Franciscana

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS. Doutor em Psicologia pela PUCRS. Professor do Centro Universitário Franciscano – (UNIFRA). Santa Maria / Rio Grande do Sul. Brasil.

Mônica Medeiros Kother Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, psicanalista, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação do Curso de Psicologia da Escola de Humanidades da PUCRS. Porto Alegre/ Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Edição

Seção

Artigos