Desenvolvimento emocional de crianças que vivenciaram o processo adotivo: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Jéssika Rodrigues Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Martha Franco Diniz Hueb Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.102.11

Resumo

Este estudo de revisão integrativa teve por objetivo conhecer o que a literatura científica, ancorada na perspectiva winnicottiana, tem discutido sobre o desenvolvimento emocional da criança que vivenciou o processo de adoção. As buscas foram realizadas nas bases LILACS, PePSIC e SciELO, no período de 2006 a maio de 2016. Foram analisados, na íntegra, 16 artigos, a partir de critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. O perfil predominante é de estudos de casos e estudos teóricos que trazem atendimentos clínicos realizados com indivíduos em processo de adoção ou que vivenciaram o processo, e ligam aspectos da adoção aos conceitos da teoria winnicottiana. Os estudos apontam a importância das relações iniciais na vida de uma pessoa para seu desenvolvimento emocional, destacando a importância de um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento emocional da criança, sendo que esse ambiente pode ser oferecido por uma família adotiva que a respeite, compreenda seus sentimentos e a necessidade de ela saber de sua história, e consiga oferecer um ambiente seguro e acolhedor. Destaca-se também a importância da preparação dos postulantes à adoção para receber um novo membro, assim como a importância da preparação da criança para adentrar uma nova família.

Palavras-chave: adoção, crianças, desenvolvimento emocional.

Biografia do Autor

Jéssika Rodrigues Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicóloga e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Martha Franco Diniz Hueb, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos