Adolescentes na contemporaneidade: desdobramentos subjetivos do (des)investimento no virtual

Autores

  • Vinicius Romagnolli Rodrigues Gomes Unicesumar (docente)
  • Ângela Caniato Universidade Estadual de Maringá. Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2016.91.12

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os desdobramentos do uso adolescente das redes sociais virtuais na contemporaneidade sob a ótica psicanalítica que considera a constituição dos adolescentes na/pela relação com o outro, pela via social, cultural e por meio de processos identificatórios. Para compreendermos essa relação, partimos do conceito de ideal como elemento norteador da cultura, que oferece referências sobre aquilo que deve ser almejado. Nossa hipótese, no entanto, é de que os ideais da contemporaneidade não têm cumprido a função de amparo e a promoção de laços sociais, tal como proposto por Freud (2010c [1930]), e têm lançado os adolescentes a uma busca por amparo na virtualidade, o que pode ser visto de forma privilegiada a partir do Facebook.

Palavras-chave: adolescência, contemporaneidade, Facebook.

Biografia do Autor

Vinicius Romagnolli Rodrigues Gomes, Unicesumar (docente)

Graduado em Psicologia e História, Mestre em Psicologia pela UEM. Atua na área clínica e é docente do curso de Psicologia do Unicesumar

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Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

Artigos