Relações entre intervenções terapêuticas, motivação para mudança e eficácia adaptativa em psicoterapia breve

Autores

  • Evandro Morais Peixoto Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Leonor Espinosa Enéas Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisa Medici Pizão Yoshida Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2015.81.02

Resumo

Este estudo exploratório teve como objetivo analisar a evolução de dois processos de psicoterapias breves psicodinâmicas (PBP) focalizando a associação entre as variáveis das pacientes e as intervenções dos terapeutas. As variáveis das pacientes foram: estágios de mudança, avaliados clinicamente por meio da Escala de Mudança, e a qualidade de eficiência adaptativa, medida com a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada. As intervenções dos terapeutas foram classificadas como expressivas, neutras ou suportivas. Dois juízes independentes avaliaram os estágios de mudança de todas as sessões. Eles também avaliaram a eficácia da adaptação no início e fim dos processos. Dois outros juízes categorizaram todas as intervenções das terapeutas. Observou-se que as estratégias de intervenção estavam relacionadas com a evolução dos estágios de mudança, a configuração de adaptação das pacientes, bem como os diferentes estágios dos processos psicoterapêuticos. Novos estudos sistemáticos envolvendo essas variáveis são necessários para confirmar a relevância das associações observadas.

Palavras-chave: mudança terapêutica, estudo de caso, psicoterapia breve.

Biografia do Autor

Evandro Morais Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicólogo, Doutorando em Psicologia como Profissão e Ciência, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas, SP – Brasil, e-email: evandro.mp@puccampinas.edu.br Endereço:  Rua Liliane Regina, 03 Vila Cretti – CEP: 06386-300 – Carapicuíba, São Paulo, Brasil.


Maria Leonor Espinosa Enéas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Professora e Supervisora do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo, SP – Brasil, e-mail: mleeneas@mackenzie.com.br Endereço: Rua da Consolação, 896 – CEP 01302-907 – São Paulo – SP.

Elisa Medici Pizão Yoshida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Doutora no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas, SP – Brasil, e-email: eyoshida@puc-campinas.edu.br. Endereço: Av. John Boyd Dunlop, s/n - CEP: 13060-904 – Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2015-04-08

Edição

Seção

Artigos