Burnout em professores: diferença e análise de gênero

Autores

  • Mary Sandra Carlotto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Claudia Braun Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Liciane Diehl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2014.71.08

Resumo

A profissão docente é alvo de inúmeros estressores psicossociais que, quando persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout (SB). O presente estudo objetivou verificar se existe diferença entre homens e mulheres nas dimensões e perfis da SB. A amostra não probabilística se constituiu de 474 professores atuantes em diferentes níveis de ensino de Porto Alegre e região metropolitana do Rio Grande do Sul, Brasil. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT) e um questionário para levantamento de dados sociodemográficos e laborais. Os dados foram analisados por meio da prova t de student. Evidenciou-se que participantes do sexo masculino apresentaram maior índice médio nas dimensões de Indolência, Culpa e Perfil 2. Participantes do sexo feminino revelaram maior índice médio na dimensão de Ilusão pelo Trabalho. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se considerar as diferenças de construção social de gênero no processo de adoecimento da categoria docente.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout, estresse ocupacional, gênero, professores.

Biografia do Autor

Mary Sandra Carlotto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga, mestre em saúde coletiva, doutora em psicologia social

Ana Claudia Braun, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia

Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre e doutoranda em Psicologia

Liciane Diehl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Psicologia

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Publicado

2014-06-27

Edição

Seção

Artigos