Habilidades sociais e bullying: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2014.71.06Resumo
O bullying é um tema importante a ser estudado tanto na verificação das variáveis individuais relacionadas a esse processo, assim como no desenvolvimento de intervenções que possam minimizar ou prevenir o sofrimento psíquico dos envolvidos. Constata-se uma carência de pesquisas que possibilitem um maior esclarecimento acerca das habilidades sociais dos envolvidos no processo de bullying. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a elaborar uma revisão sistemática da literatura publicada entre o ano de 2007 até o mês de abril de 2013 sobre habilidades sociais e bullying. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir das seguintes Bases de Dados: PubMed, Academic Search Premier - EBSCOhost, PsycINFO, ScienceDirect e ISI - Web of Science, utilizando-se os descritores “habilidades sociais AND bullying” e “social skills AND bullying”. Foram encontrados 1.126 artigos, sendo excluídos os artigos no idioma alemão, capítulos de livros, teses, dissertações de mestrado e abstracts, assim como aqueles que não abordavam, concomitantemente, as duas temáticas. Apenas 24 artigos foram analisados após a exclusão das produções segundo critérios referidos. Todos os artigos encontrados foram de âmbito internacional e, na sua maioria, empíricos com delineamento quase-experimental. O instrumento mais utilizado foi o Social Skills Rating System (SSRS) e o país de maior publicação foi a Europa. Observa-se a falta de estudos brasileiros e latino-americanos sobre essas temáticas e evidencia-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas empíricas nesse sentido, uma vez que os resultados de investigações dessa natureza são essenciais para o desenvolvimento de intervenções.
Palavras-chave: habilidades sociais, bullying, revisão sistemática.
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