Adolescentes em conflito com a lei e família: um estudo de revisão sistemática da literatura

Autores

  • Mykaella Cristina Antunes Nunes Universidade de Fortaleza
  • Anne Graça de Sousa Andrade Universidade de Fortaleza
  • Normanda Morais Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2013.62.07

Resumo

Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura a fim de conhecer o estado da arte sobre o tema “Família e adolescente em conflito com a lei” no período de 2007 a 2012. Foram selecionados resumos de periódicos científicos nacionais e internacionais, indexados nas bases de dados Bireme (Index Psi. Revistas Técnico-Científicas, PePsic, SciELO, LILACS, Medline) através de combinações de descritores. Um total de 162 trabalhos foi localizado a partir dos seguintes critérios: está dentro do período de análise, nos idiomas inglês, espanhol e português e sem duplicidade. Destes, apenas 35 artigos faziam menção à temática família e foram analisados na íntegra. Observou-se um predomínio de estudos internacionais, empíricos e de caráter quantitativo. A partir da análise, foram identificados três eixos temáticos que versavam sobre: características do funcionamento e da dinâmica familiar de adolescentes em conflito com a lei; a percepção dos adolescentes acerca de suas famílias; e metodologias de avaliação e de intervenção voltadas à família. Os resultados revelaram que é inviável pensar na prática de atendimento ao adolescente infrator sem englobar sua família com a mesma ênfase, bem como, se tem verificado uma prática recorrente de culpabilização da família pela situação de infração do filho, sendo vista apenas como fator de risco.

Palavras-chave: adolescente em conflito com a lei, família, revisão sistemática.

Biografia do Autor

Mykaella Cristina Antunes Nunes, Universidade de Fortaleza

Anne Graça de Sousa Andrade, Universidade de Fortaleza

Normanda Morais, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005) e Doutorado nessa mesma instituição (2009). Realizou o seu estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos (2008). Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde coordena o Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, família e comunidade (Lesplexos). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano em contextos de vulnerabilidade, resiliência, promoção de saúde, crianças e adolescentes em situação de rua, exploração sexual comercial e família.

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Publicado

2013-09-25

Edição

Seção

Artigos