Processos de inter venção para crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger: uma revisão de literatura

Autores

  • Isabella Soares Barreto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Caroline Greiner de Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Daniela Teixeira Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Aline Abreu e Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2013.62.06

Resumo

A Síndrome de Asperger (SA) se enquadra dentro dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e é caracterizada, segundo o DSM-IV, por um prejuízo severo e persistente na interação social e pelo desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da intervenção de treinamento de habilidades sociais em crianças e adolescentes com SA. Foram consultadas as bases de dados: MEDLINE, PsyInfo, Psyarticles, Academic Search Premier e Web of Science. Foram selecionados oito artigos e os resultados indicaram que as intervenções propostas surtiram efeito positivo nas habilidades das crianças portadoras de SA em comparação com o grupo controle, sendo efi cazes na promoção do desenvolvimento social. Desta forma, são sugeridos possíveis estudos futuros com medidas mais acuradas e com amostras maiores para a melhor compreensão dos programas de intervenção em crianças e adolescentes com SA.

Palavras-chave: Síndrome de Asperger, intervenção, treino de habilidades sociais.

Biografia do Autor

Isabella Soares Barreto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante de graduação, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Caroline Greiner de Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante de graduação, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Daniela Teixeira Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante de graduação, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Aline Abreu e Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante de pós graduação (doutorado), Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Edição

Seção

Artigos