Eficácia adaptativa: produção científica brasileira (2002/2012)

Autores

  • Márcia Calixto dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Giovanna Corte Honda Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tales Vilela Santeiro Universidade Federal de Goiás
  • Elisa Medici Pizão Yoshida Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2013.62.02

Resumo

O estudo investigou características formais e qualitativas da produção científica sobre eficácia adaptativa, conceito que se refere aos recursos apresentados pela pessoa para enfrentar adversidades da vida. A busca de documentos foi feita por meio dos seguintes critérios: (i) temporal: 2002/2012; (ii) bases de dados eletrônicas de acesso aberto: SciELO, PePsic, Index Psi e IBICT; e (iii) unitermos: eficácia adaptativa, escala diagnóstica adaptativa operacionalizada e EDAO. A amostra foi constituída por 54 resumos de produções. Houve maior número de publicações no período de 2007-2011, predomínio de estudos empíricos e temáticas distintas, como: adoecimentos diversos, tratamentos psicoterápicos, educação, trabalho, entre outros. A discussão apontou as aplicações e a utilidade do conceito na pesquisa e na prática psicológica, principalmente no psicodiagnóstico e no tratamento psicoterápico de pacientes com diferentes patologias. Limitações do estudo foram apontadas. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas que incluam outras categorias de análise e outras bases de dados.

Palavras-chave: escala diagnóstica adaptativa operacionalizada, avaliação psicológica, pesquisa científica.

Biografia do Autor

Márcia Calixto dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia como Profissão e Ciência da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Giovanna Corte Honda, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia como Profissão e Ciência da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Psicologia, Professor da Universidade Federal de Goiás

Elisa Medici Pizão Yoshida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia e da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

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Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Artigos