Avaliação do desenvolvimento infantil em enfermaria pediátrica de um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2012.52.01Resumo
O objetivo do estudo era verificar, na população de um hospital universitário de São Paulo, o quanto as crianças se integram na faixa de desenvolvimento esperada para suas idades. Para isso, 50 acompanhantes (pais e cuidadores) de crianças entre 1 e 60 meses foram entrevistados, respondendo a questionários formados com base nas pranchas de Marie Leinersobre o desenvolvimento infantil. Esses questionários continham frases relativasa habilidades motoras, sociais e intelectuais que se espera em váriasidades, com opções de “sim”, “não” e “observações”. As habilidades motoras básicas e as intelectuais tiveram o maior índice de “sim”, enquantoas habilidades motoras finas e as de linguagem ocorreram em quantidade menor. De modo geral, todas as áreas tiveram um alto índice de desenvolvimento de acordo com o esperado. A idade não teve correlação significativa com nenhuma variável.
Palavras-chave: desenvolvimento infantil, avaliação, hospitalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.