Avaliação do desenvolvimento infantil em enfermaria pediátrica de um hospital universitário

Autores

  • Daniella Magalhães Bülow Universidade de São Paulo.
  • Edwiges Silvares USP
  • Mariana Gonçalves Rebello Universidade de São Paulo.
  • Indira Yasmini França Universidade de São Paulo.
  • Rodrigo Fernando Pereira Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2012.52.01

Resumo

O objetivo do estudo era verificar, na população de um hospital universitário de São Paulo, o quanto as crianças se integram na faixa de desenvolvimento esperada para suas idades. Para isso, 50 acompanhantes (pais e cuidadores) de crianças entre 1 e 60 meses foram entrevistados, respondendo a questionários formados com base nas pranchas de Marie Leinersobre o desenvolvimento infantil. Esses questionários continham frases relativasa habilidades motoras, sociais e intelectuais que se espera em váriasidades, com opções de “sim”, “não” e “observações”. As habilidades motoras básicas e as intelectuais tiveram o maior índice de “sim”, enquantoas habilidades motoras finas e as de linguagem ocorreram em quantidade menor. De modo geral, todas as áreas tiveram um alto índice de desenvolvimento de acordo com o esperado. A idade não teve correlação significativa com nenhuma variável.

Palavras-chave: desenvolvimento infantil, avaliação, hospitalização.

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Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos