Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores
Effects educational social skills training
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2022.151.11Resumo
O processo de ensino-aprendizagem é afetado por múltiplos desafios que exigem que os professores dediquem grande parte do tempo às aulas, lidando com situações interpessoais complexas. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores em situações de difícil relacionamento interpessoal em sala de aula, considerando as dimensões probabilidade e desconforto. A dimensão probabilidade refere-se à possibilidade de os participantes utilizarem estratégias habilidosas para lidar com essas situações e a dimensão desconforto refere-se à dificuldade emocional de agir de forma socialmente competente. Participaram do estudo doze professores do Ensino Fundamental, de 25 a 35 anos (M = 29,5; DP = 3,0), que lecionavam em instituições privadas. Foram realizadas dez reuniões com duração de até noventa minutos. Os participantes responderam às medidas em dois momentos (pré-intervenção e pós-intervenção) quanto ao grau de desconforto emocional e à probabilidade de ocorrência de habilidades sociais educativas. A análise dos dados foi realizada pelo Método JT e os resultados indicaram que todos os participantes apresentaram melhoras clínicas positivas em ambas às dimensões, com exceção de um único participante.
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