O Que os Olhos Não Veem, o Coração Não Sente? Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliar a violência psicológica contra a mulher
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2021.142.12Resumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento capaz de mensurar o nível de violência psicológica praticada por parceiro íntimo contra a mulher, investigando quais comportamentos são identificados como violentos. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, foram analisados o conteúdo e a estrutura interna de 61 itens que descrevem comportamentos considerados como violência psicológica. O instrumento foi nomeado como Escala de Violência Psicológica em Relacionamentos Íntimos contra a Mulher (EVIPRIM). Na segunda, foi feita a confirmação da estrutura fatorial obtida e investigada a relação da violência psicológica com estados emocionais negativos e autoestima. Os resultados da análise semântica e de conteúdo indicaram que sete itens deveriam ser excluídos por não representarem a violência psicológica. Após Análise Fatorial Exploratória, a melhor estrutura encontrada foi de dois fatores, um com 24 itens que avaliavam Violência Psicológica Direta, e outro com 12 itens que avaliavam Violência Psicológica Indireta. A adequação da estrutura foi observada a partir de ótimos ajustes obtidos em Análise Fatorial Confirmatória e excelentes valores de precisão por consistência interna. Também foi possível observar que, quanto maiores os escores de violência psicológica, maior o estado emocional negativo e menor a autoestima.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.