Relações entre Parentalidade e Apoio Social: Revisão Integrativa de Literatura

Autores

  • Beatriz Pires Coltro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Larissa Paraventi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.131.12

Resumo

As relações sociais estabelecidas pelas figuras parentais afetam a qualidade da parentalidade. O objetivo deste estudo foi analisar a literatura científica sobre associações entre a parentalidade e o apoio social percebido em estudos com famílias de crianças de 4 a 12 anos. Para tanto, foi realizada revisão integrativa de literatura sem limite temporal, com descritores em português, inglês e espanhol, nas bases de dados LILACS, Index Psicologia, PsycInfo, PubMed, SciELO, SCOPUS e Web of Science. Selecionou-se 15 artigos completos indexados para compor o corpus final de análise. Os resultados indicaram a predominância de produção de estudos: nos últimos 10 anos, nos Estados Unidos da América, com modelos teóricos contextualistas, com método transversal e participantes mães como respondentes. Os instrumentos utilizados para avaliar parentalidade e apoio social percebido mostraram-se diversificados e as principais análises utilizadas foram correlação de Pearson, regressão hierárquica e a modelagem de equações estruturais. Nenhum estudo brasileiro foi encontrado. Constatou-se que o apoio social percebido influencia indireta e diretamente a parentalidade e, na maioria dos estudos, resultou como fator de proteção da parentalidade.

 

Biografia do Autor

Beatriz Pires Coltro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de saúde e desenvolvimento psicológico. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) da UFSC. Pesquisa famílias, parentalidade e desenvolvimento infantil.

Larissa Paraventi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do curso de Psicologia da UNIVALI. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Graduada em Psicologia pela UFSC. Curso de especialização em Psicodrama em andamento pela Escola Locus Psicodrama. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) da UFSC. Possui experiência em pesquisas relacionadas à área de Psicologia e Desenvolvimento Humano.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Titular do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na linha de pesquisa Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Fundador e coordenador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil NEPeDI da UFSC.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos