Interventions with Teachers to Adjust Child Behavior: A Systematic Review of the Literature

Authors

  • Débora Cristina Fava Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e Elo: Psicologia e Desenvolvimento
  • Milena Miyuki Hiratuca Ujihara Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)
  • Mariana Molina Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)
  • Dienifer Aline Mattos Ghedin Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)
  • Angela Helena Marin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.131.11

Abstract

Behavior problems and deficits in social skills have been a concern in early childhood education because these affect learning and are predictors of future problems in the social, academic and cognitive settings. However, there are interventions aimed to promote teaching practices that have resulted in greater behavioral adjustment of students. The success of these programs is related to factors intrinsic to their implementation and evaluation. We sought to identify the methodological procedures involved in the evaluation of the process and results of interventions address at preschool teachers, aiming at the behavioral adjustment of the students. Review was developed according to PRISMA, using different bases. The PICO guideline was adopted, being the descriptors problem behavior, classroom, children, intervention and teacher. Were selected 17 studies published in the last 10 years in English. Brazilian research on interventions in this theme and the establishment of an experimental methodology were not observed. In addition, a minority of the studies evaluated the intervention process and, among these, only a few explained the methodology used.

Author Biographies

Débora Cristina Fava, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e Elo: Psicologia e Desenvolvimento

Débora Fava é doutoranda em Psicologia na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) com estágio de pesquisa na Palo Alto University (USA) e Mestre em Cognição Humana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professora de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva na infância e adolescência em diversos estados do Brasil. É coordenadora do Curso de Formação em Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência da ELO - Psicologia & Desenvolvimento. Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP) e Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia), tem formação em Manejo do Comportamento Infantil pela Piedmont Virginia Community College (EUA). Trabalha como psicoterapeuta em consultório particular, assessoria a escolas infantis onde desenvolve treinamento e capacitação de professores sobre desenvolvimento socioemocional e manejo de comportamento. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Clínica da Infância. Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Organizadora dos livros "A prática da psicologia na escola: Introduzindo a abordagem cognitivo-comportamental" (Artesã, 2016), "Orientação a Pais: o que é preciso saber para cuidar dos filhos" (Artesã, 2018) e autora do livro "Guia prático do professor: Atuando com crianças na primeira infância (Artesã, 2017)

Milena Miyuki Hiratuca Ujihara, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Graduanda em Psicologia e bolsista de Inciação Científica (FAPERGS) na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Mariana Molina, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Dienifer Aline Mattos Ghedin, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Angela Helena Marin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Angela Helena Marin é graduada em psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), licenciada em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialista em psicologia clínica pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), mestre em Psicologia do Desenvolvimento (2004) e doutora (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é bolsista produtividade do CNPq e professora dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educativas e Sociais (NEFIES), investigando na área de psicologia clínica e do desenvolvimento humano, os seguintes temas: desenvolvimento social na infância e adolescência, família e processos de prevenção e promoção da saúde.

Published

2020-07-23

Issue

Section

Articles