The (Un)Speakable Life: The Active Listening of Children in Institutional Care

Authors

  • Isabela Silva Rocha Universidade Federal do Triangulo Mineiro
  • Martha Franco Diniz Hueb Universidade Federal do Triangulo Mineiro
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.131.07

Abstract

Institutional reception is a temporary measure that should enable the child to develop and autonomy within a safe environment. In this process, children are not always allowed to know their life stories and build their own narratives. Similar movement is observed in childhood studies, with little room for the manifestation of the child's voice. This study aimed to know the feelings and expectations of children in institutional care. This is a collective case study based on Winnicott’s psychoanalysis, in which five children welcomed and in the process of preparation for adoption participated. Individual Care Plans were consulted and the Playful Observation technique and the Drawing-Story-Themed Procedure were applied. Data were analyzed based on Comprehensive Diagnosis and Free Material Inspection. The playful, imaginary and narrative expressions expressed by the children revealed the anguish related to both waiting for adoption and experiences in this context, identified by the affective absence and, often, the uncertainty about the future. The results demonstrate the relevance of these children's active listening as a way of enabling them to express their feelings and anxieties and enable them to make a better transition to their surrogate family.

Author Biographies

Isabela Silva Rocha, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na Linha de Pesquisa Psicologia e Família.

Martha Franco Diniz Hueb, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Professora Associada Aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro na área de concentração de Psicologia e Família.
Doutora em Ciências Médicas, Área de Concentração em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Pedagoga com Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava e Especialista em Orientação Educacional pela Universidade de Uberaba e Especialista em Psicologia Clinica e Psicologia Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP, na linha de pesquisa Promoção de Saúde Mental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal/Bolsa USP/Santander). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017), na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). Especialista em Gestão da Educação: Supervisão Educacional e em Gestão da Educação: Administração Escolar. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Entre 2011 e 2018 foi Líder do PROSA - Laboratório de Investigações sobre Práticas Dialógicas e Relacionamentos Interpessoais (UFTM-CNPq). Também é pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-USP-CNPq), do Laboratório de Etnopsicologia (FFCLRP-USP-CNPq) e do Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem (LASSEn-EERP-USP-CNPq). Coordenador do Centro de Psicologia da Saúde da EERP-USP, grupo de cultura e extensão que desenvolve ações de acolhimento estudantil. Coordenador do Programa de Tutoria da EERP-USP. Tutor da Liga Acadêmica de Acolhimento Estudantil da EERP-USP. Editor Chefe da Revista da SPAGESP (Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo) (Qualis CAPES Psicologia B1). Editor Associado da Paidéia (USP Ribeirão Preto) (Qualis CAPES Psicologia A1) e da Temas em Psicologia/Trends in Psychology (Qualis CAPES Psicologia A2). Membro do conselho editorial do The Journal of Happiness & Well-Being e da REFACS (Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social). Em 2019 foi convidado para atuar como Editor Chefe do Número Especial da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (Qualis CAPES A1 na área de Psicologia). Atuou como docente no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2010-2018) e junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma instituição (PPGP-UFTM) no período de 2015 a 2019. Na UFTM foi coordenador (2010-2012) e vice-coordenador (2012-2014) do Departamento de Psicologia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia (2015-2018). Atuou como orientador na Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família e na Especialização Estratégia Saúde da Família do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON-UFMG), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia).

Published

2020-07-23

Issue

Section

Articles