Estratégias de intervenção para adolescentes em situações de bullying escolar: uma revisão sistemática

Authors

  • Francisca Valda Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Nicolas de Oliveira Cardoso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Irani Iracema de Lima Argimon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.122.12

Abstract

O bullying entre adolescentes constitui-se em um grave problema social e de saúde pública, fazendo-se necessária a utilização de estratégias de intervenção que ajudem na prevenção do bullying no ambiente escolar. Sendo assim, esta revisão sistemática objetivou investigar os tipos de intervenções existentes, as quais podem ser utilizadas com adolescentes em situação de bullying escolar. As buscas por artigos científicos foram realizadas em maio de 2018, através da utilização da string “Bullying” AND “Intervention” AND “School” AND “Adolescents”, em três bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), US National Library of Medicine and National Institutes of Health (PubMed) e American Psychological Association Database (PsycNET). Foram localizados inicialmente 1.784 artigos, restando 19 estudos após aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão. Observou-se que as estratégias de intervenção para o bullying podem ser divididas em três categorias: 1) estratégias de intervenção mediadas por professores e equipe escolar, 2) estratégias de intervenção mediadas por profissionais de fora da escola, 3) estratégias de intervenção mediadas por alunos. Concluiu-se que as duas primeiras categorias apresentam estratégias de intervenção com boas evidências de eficácia para redução dos comportamentos relacionados ao bullying escolar. Foram localizados apenas três estudos que sugeriram o uso de intervenções mediadas pelos próprios estudantes, as quais não apresentaram altos índices de eficácia.

Palavras-chave: Bullying; intervenção; adolescentes.

 

Author Biographies

Francisca Valda Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras/Português-Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2005); Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2009). Doutoranda em Psicologia Pontifícia Universidade Católica - PUCRS / Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Atualmente é professora nível iii da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/RO.

Nicolas de Oliveira Cardoso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo (ULBRA/2017), possui experiência na área de pesquisas experimentais no campo da Neuropsicofarmacologia. Atualmente é mestrando em psicologia clínica no grupo de Avaliação e Intervenção Psicológica no Ciclo Vital da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenado pela Profa. Dra. Irani Iracema de Lima Argimon. Possui interesse nos seguintes temas: Ciclo Vital, Coping, Estigma, Envelhecimento, Aspectos Cognitivos e Tecnologias.

Irani Iracema de Lima Argimon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Irani Iracema de Lima Argimon é psicóloga (PUCRS, 1979), Especialista em Toxicologia Aplicada (PUCRS, 1990). Possui Mestrado em Educação (PUCRS, 1997) e Doutorado em Psicologia (PUCRS, 2002). Terapeuta Cognitivo-Comportamental certificada pela Fundação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC, 2015). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital, do PPGP da PUCRS desde 2004. Bolsista Produtividade CNPq. Professora Titular dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Professora Titular do Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação e Intervenção Psicológica e Validação de Instrumentos Psicológicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciclo Vital, Envelhecimento Humano, Aspectos Cognitivos e Dependência Química.

Published

2019-07-05

Issue

Section

Articles