Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos

Authors

  • Paula Madeira Fortes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alice Rodrigues Willhelm Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Circe Salcides Petersen
  • Rosa Maria Martins de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.122.09

Abstract

Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade.

Palavras-chave: mindfulness; crianças; depressão; ansiedade; ensaio clínico.

 

Author Biographies

Paula Madeira Fortes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade

 

Alice Rodrigues Willhelm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade

Rosa Maria Martins de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade

Published

2019-07-05

Issue

Section

Articles