Repercussões emocionais em indivíduos que possuem irmãos com deficiência: uma revisão integrativa

Authors

  • Carolina Martins Pereira Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Conceição Aparecida Serralha Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.122.05

Abstract

Relacionamentos fraternos permeados pela deficiência de um dos irmãos podem impor adaptações e exigências a indivíduos com desenvolvimento típico. A presente revisão integrativa objetivou compreender como as produções científicas dos últimos 10 anos têm retratado os sentimentos e necessidades no tocante à relação fraterna e à dinâmica familiar de indivíduos com desenvolvimento típico que possuem irmãos com deficiência. Foram analisados 21 artigos nacionais e internacionais. A despeito da multiplicidade cultural dos estudos, muitos resultados semelhantes foram observados. Dentre estes, destaca-se a ambivalência que repercute na subjetividade desses irmãos, na dinâmica familiar e nas preocupações relativas ao futuro. Os relacionamentos interpessoais e as possibilidades de lazer também são afetados a partir do diagnóstico da deficiência, sendo necessárias, nesse sentido, adaptações e novas configurações, provenientes das condições impostas pela deficiência do irmão. Os irmãos ainda relataram vivências relativas a preconceito e estigma. Todos os artigos analisados sugerem intervenções e propostas de cuidado a esses irmãos, com implicações para as práticas de profissionais da saúde, educação e assistência social que atuam na área. Constata-se a importância da composição de espaços de escuta para acolher o irmão do indivíduo com deficiência, com o aprimoramento de recursos de apoio social para assistência adequada às suas necessidades.

Palavras-chave: pessoas com deficiência; irmãos; inclusão.

Author Biographies

Carolina Martins Pereira Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), especialista em Saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFTM. Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM.

Conceição Aparecida Serralha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal deUberlândia (UFU), mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo (PCU-SP). Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. Membro do Instituto Brasileiro dePsicanálise Winnicottiana (IBPW).

Published

2019-07-05

Issue

Section

Articles