Parental involvement and child’s temperament: a systematic review of the literature

Authors

  • Beatriz Schmidt Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lauren Beltrão Gomes Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Carina Nunes Bossardi Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Simone Dill Azeredo Bolze Familiare Instituto Sistêmico (FIS)
  • Mauro Luis Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.04

Abstract

The objective of this study was to analyze the scientific production on relations between parental involvement and child’s temperament. A systematic review of the literature was conducted through the search of articles published in indexed scientific journals between 2007 and 2016, in PsycINFO, PePSIC, and SciELO databases. Thirteen quantitative studies met the designated criteria. Most of them investigated nuclear families, in which both parents lived with a child of up to three years of age. The results were diverse due to the variety of objectives, samples investigated, instruments applied, as well as the types of statistical analysis performed. Most studies revealed correlations between involvement and temperament, although the dimensions that correlated in some situations, were different for mother and father. We observed the fathers’ tendency to become more involved with children with difficult temperament, possibly in the sense of helping the mother to deal with the challenges of raising children in these cases. Nevertheless, there was a predominance of studies that indicated the easier the child’s temperament the greater parental involvement. These results encourage future research on parental involvement and children’s temperament, especially with families with different configurations and in the Brazilian context, where studies on the subject were not found.

Keywords: involvement; temperament; family relations; parent-child relations.

Author Biographies

Beatriz Schmidt, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É integrante do Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da UFRGS. Possui experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia da Família, Psicologia da Saúde e Psicologia Jurídica. Interessa-se principalmente por temas atinentes a Relações Familiares e Desenvolvimento Infantil.

Lauren Beltrão Gomes, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2015), linha de pesquisa: Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico. Bolsista CAPES de doutorado sanduíche na Université du Québec à Montréal, Canadá (UQÀM/03/2013 até 02/2014). Graduação em Psicologia (UFSC/2004). Especialista em Saúde da Família/ Modalidade Residência pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/2007). Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina (CEPSC/2006). Mestre em Psicologia (UFSC/2011). Experiência nas áreas de Psicologia Hospitalar, com ênfase em Oncologia Pediátrica e em HIV/AIDS, Psicologia Clínica, atuação em CAPSi e no Programa Saúde da Família. Docente no curso de Psicologia na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Carina Nunes Bossardi, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa: Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico, na área de concentração Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Graduou-se em Psicologia na UNIVALI (2006). Especialista em Intervenções Psicossociais pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2009). Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UFSC (2011). Foi bolsista de Doutorado Sanduíche pela Capes no período de Março de 2013 a Fevereiro de 2014 na Universidade de Montréal (UdeM) em Montréal, Canadá. Atua como docente do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), campus de Itajaí (SC). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) - UFSC. Participa dos projetos: "A transmissão intergeracional da violência: a relação do conflito conjugal e parental com a agressividade entre pares de crianças de quatro a seis anos de idade", realizado em parceria com o Canadá e o Laboratório de Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC) e "Investimento, envolvimento e engajamento paterno: o papel do pai no contexto familiar contemporâneo" - UFSC. Faz parte do grupo de pesquisa Processos Psicológicos, Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade do Vale do Itajaí. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Humano;Saúde e Família; Cuidado Parental; Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem, a Psicologia nas intervenções sociais e Adaptação transcultural e validação de escalas e instrumentos para avaliar os processos de saúde familiar e o desenvolvimento infantil.

Simone Dill Azeredo Bolze, Familiare Instituto Sistêmico (FIS)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC -2016). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2005) e mestrado na área de Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico (UFSC - 2011). Especialista em Psicologia Clínica (Familiare Instituto Sistêmico - 2013). Terapeuta Relacional Sistêmica. Professora de cursos de Pós-graduação da UNIDAVI e UNOESC. Tem experiência como coordenadora de curso de extensão da UNISINOS e psicóloga da Sociedade Civil Hospital Sarmento Leite (RS). Foi contemplada com bolsa Capes e realizou Doutorado Sanduíche no Département de Psychologie da Université du Québec à Montréal, no Canadá (2014).

Mauro Luis Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Sou professor Titular do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obtive o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fiz pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999/2000 e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012/2013 . Desenvolvi duas pesquisas nessa instituição sobre cuidados parentais e desenvolvimento de filhotes em uma espécie de roedor biparental, o Camundongo da Califórnia. Em dezembro de 2003 criei o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI). O referido núcleo, que reúne professores do Departamento de Psicologia, alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde. O referencial teórico-metodológico é a Psicologia Evolucionista. No entanto, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com pesquisadores de outras abordagens teóricas. Os projetos atualmente desenvolvidos se referem ao estudo das concepções de pais e mães sobre o desenvolvimento infantil e sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança. Estuda-se também como ocorre a interação entre pais (mãe e pai, quando for o caso) e as crianças.Trabalho na linha de pesquisa ?Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico? do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Minha atuação está mais centrada na orientação de trabalhos de pesquisa que envolva a relação entre valores, crenças e práticas de pais e mães e o desenvolvimento infantil. É líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil" e colaborador no grupo de pesquisa "Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada".

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade do Québec em Montréal (UQÀM). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, e em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo - ITF e Association Parisiènne de Recherche et Thérapie Familiale - APRTF, França. Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-RJ, Doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP, com estágio Sandwich na Universidade de Paris (Paris VI). Pós-Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal - UQÀM. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Título de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar (CFP). É pesquisadora do CNPq nível 1C. Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia-UFSC. Atuou como docente no Programa Integrado de Residência em Saúde da Família e no Programa Integrado de Residência Multiprofissional em Saúde Hospital Universitário - UFSC. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC de 2011 a 2013 e subcoordenadora de 2010 a 2011. Membro do Comitê Assessor do CNPq 2016-2019. É consultora do CNSH (Conseil de Recherche en Sciences Humaines), Canadá. Tem experiência na área de pesquisa e intervenção em Psicologia da Saúde, Psicologia da Família e Terapia Familiar e de Casais.

Published

2019-04-08

Issue

Section

Articles