Adaptive efficacy – A systematic review of Brazilian publications (2012 to 2016)

Authors

  • Regiane Ribeiro de Aquino Serralheiro Docente na Universidade Cruzeiro do Sul Doutoranda em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo
  • Maria Geralda Viana Heleno Docente na Universidade Metodista de São Paulo
  • Cecília Aparecida Vaiano Farhat Docente na Universidade Metodista de São Paulo Doutoranda em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.112.08

Abstract

The adaptation can be understood as an essential condition for human survival in the face of everyday problems. To evaluate the adaptive efficacy, which is the degree of adaptation of the individual, the Operative Adaptive Diagnostic Scale (EDAO) was developed. Given the wide range of possibilities of use of the EDAO, this article is a systematic review of the publications concerning this scale in the period between 2012 and 2016. The searches were carried out in the databases BVS-PSI, Portal Periodical of CAPES, PEPSIC, Index PSI Periodic, SciELO, Lilacs and IBICT, using the keywords “EDAO” and “Adaptive Efficacy”. There were 120 publications, of which 30 were excluded because they were repeated, 61 because they had no relation to the theme and 4 because they were complete papers published in Scientific Initiation, totaling 25 publications analyzed in their entirety. Regarding this theme, the majority (40%) deals with the psychic dynamics of patients, the evolution of the psychotherapeutic process in the use of Psychotherapy or Brief Operational Psychotherapy (PBO) (28%) and studies on chronic diseases (8%). In addition to the studies with EDAO (56%), there was a growing use of the self-report version (32%). It was concluded that EDAO is shown to be sensitive both to diagnosis and prognosis, as well as to observe the evolution of clinical conditions after a psychotherapeutic intervention.

Keywords: EDAO, adaptation, Operative Adaptive Diagnostic Scale, psychological assessment.

Author Biographies

Regiane Ribeiro de Aquino Serralheiro, Docente na Universidade Cruzeiro do Sul Doutoranda em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001) e mestre em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco - Itatiba (2007). Atualmente é professora assistente iii da Universidade Cruzeiro do Sul, na graduação nos cursos de Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Gastronomia e ensino à distância campus virtual, na Pós Graduação no Curso Capacitação para Psicólogo Responsável pela Avaliação Psicológica e como Psicólogo Perito e Examinador de Trânsito. Possui ainda experiência como tutora em disciplinas de Ensino a distância. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e é especialista em Psicologia do Trânsito pelo CFP. É doutoranda em curso pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

 

Maria Geralda Viana Heleno, Docente na Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Especialista em Psicologia Hospitalar, Coordenadora da equipe de Psicologia do acampamento para crianças e adolescentes com Diabetes organizado pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Associação de Diabetes Juvenil - ADJ. Professora das disciplinas Psicologia da Saúde e Psicologia Comunitária e da Saúde. Supervisora de estágio em Psicologia Comunitária e da Saúde. Membro fundador da Associação de Pesquisa e Estudos Psicanalíticos.

Cecília Aparecida Vaiano Farhat, Docente na Universidade Metodista de São Paulo Doutoranda em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista

Mestre em Ciências na área de concentração Estatística, com formação pelo ? IME ? Instituto de Matemática e Estatística - USP. Tem atuado como professora em Universidade desde 1987, ministrando diversas disciplinas, tais como: Fundamentos de Estatística, Estatística Aplicada, Bioestatística, Probabilidade, Matemática e afins. Obtêm também experiências em cursos e-learning, tanto no desenvolvimento como na aplicação. Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo e consultora na área de pesquisa clinica, desde desenho do protocolo até relatório final. Possui publicações em periódicos científicos, principalmente na área Médica na qual atua como consultora estatística em pesquisa clinica. Na qualidade de avaliadora do Curso de Estatística do INEP tem auxiliado na avaliação de Instituições Federais de Ensino. Autora dos livros: Introdução a Estatística Aplicada / 1998 e Estatística básica / 2006

Published

2018-08-09

Issue

Section

Articles