The word as a social bond in the Clinic of Psychodynamics of Work

Authors

  • Victoria Ayelén Gómez Universidade de Brasília - UnB Bolsista do CNPq - Brasil
  • Ana Magnólia Mendes Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações - PSTO do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).
  • Daniela Scheinkman Chatelard Professora associada no Programa da Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - PCL do Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília
  • Isalena Santos Carvalho Docente-adjunto III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2016.92.10

Abstract

The Work Clinic has been strengthened by the diversity of forms and approaches. In Brazil, its development followed mainly the dissemination of the theoretical and methodological approach to Psychodynamics of Work. The work clinic in the work environment aims for emancipation and building of emotional ties beyond the desire to rescue workers’ ability to think about the suffering in the workplace and sharing it with the collective of workers. However, the work context guided by neoTaylorists management models teaches that one shall not verbalize what they feel or experience. There are kinds of anguish that are difficult to denominate in the work environment due to the impossibility of their verbalization. This article aims to discuss the power of speech in the Work Clinic as a political instrument and to reflect on the role and position of the work clinicians. The word has the power to inscribe what escapes control in the symbolic and thus allows the elaboration-perlaboration of events; hence, we believe that the word generates affection and debanalizes injustice as well as allows the elaboration of what causes suffering. It is also noteworthy that this process is enabled by the position of the clinician, who must be prepared to receive what will be deposited onto him by the subject.

Keywords: Work Psychodynamic, clinic, qualified listening.

Author Biographies

Victoria Ayelén Gómez, Universidade de Brasília - UnB Bolsista do CNPq - Brasil

Psicóloga - Universidad Nacional de Córdoba - Argentina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicodinâmica do Trabalho e Psicologia Educacional.Membro do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho LPCT- unidade do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.

Mestranda da Universidade de Brasília - UnB.

Ana Magnólia Mendes, Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações - PSTO do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações - PSTO do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Estágio Sênior no Freudian-Lacanian Institute Après-Coup Psychoanalytic Association em parceria com a School of Visual Arts, New York (EUA). Estágio pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, doutorado em Psicologia pela UnB e sanduíche na Universidade de Bath, Inglaterra, mestrado e graduação em Psicologia. Coordenadora junto com a Profa Daniela Chatelard do Núcleo de Estudos em Psicanálise, Trabalho e Política. Trabalha com as temáticas: sofrimento, psicopatologias do trabalho, dispositivos da escuta clínica e práticas em clínica do trabalho. Pesquisadora do CNPq desde 1996. Membro do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na ANPEPP. Sites www.psto.com.br; www.lpct.com.br; email: anamag@unb.

Daniela Scheinkman Chatelard, Professora associada no Programa da Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - PCL do Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília

Professora associada no Programa da Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - PCL do Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília. Coordenadora junto com a Profa Ana Magnólia Bezerra Mendes (PSTO-UnB) e com a Profa Lêda Gonçalves (Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Católica de Brasília) do Núcleo de Estudos em Psicanálise, Trabalho e Política (Lapsus). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula- RJ (1986). Mestrado em Psicanalise - Universite de Paris VIII (1994) e doutorado em Filosofia - Universite de Paris VIII (1999). Trabalha com ênfase na Psicanálise, Freud e Lacan, atuando principalmente nos seguintes temas: transferência, teoria da constituição do sujeito, objeto, estrutura, metapsicologia, estatuto do Outro na contemporaneidade. Pesquisadora do Cnpq desde 2013. Membro do GT Psicanálise, Política e Clínica na ANPEPP.

Isalena Santos Carvalho, Docente-adjunto III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Fez Mestrado em Psicologia (2004) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente, é docente-adjunto III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, com exercício profissional na Graduação e no Mestrado em Psicologia. Sua experiência de pesquisa e de intervenção envolve os seguintes âmbitos: Psicanálise, psicoses, família, políticas públicas de saúde mental e desenvolvimento humano.

Published

2016-06-03

Issue

Section

Articles