Interventions to promote positive parenting practices: An integrative review

Authors

  • Beatriz Schmidt Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Cristina Pontello Staudt Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Adriana Wagner Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2016.91.01

Abstract

The aim of this research was to study and analyze interventions meant to promote positive parenting practices, emphasizing parents of children in normative development situations. An integrative review was carried out in PsycINFO, SciELO and PePSIC databases, considering pre-established descriptors – positive parenting practices, intervention, training – for publications from 2005 to 2015. The selected sample consisted of 12 articles. Interventions emphasized mainly promoting positive parenting in low socioeconomic status families, considering especially mothers as participants. The modalities developed were: groups of parents, home visits and exclusive family attendance in health services. In general, interventions showed satisfactory results with respect to the proposed objectives. Brazilian works on the subject were not identified within the investigative databases. The analysis of the international scenario on interventions promoting positive parenting practices suggests a lack of investment in family health promotion.

Keywords: positive parenting practices, intervention, training, parent child relations, family relations.

Author Biographies

Beatriz Schmidt, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É integrante do Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da UFRGS. Possui experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia da Família, Psicologia da Saúde e Psicologia Jurídica. Interessa-se principalmente por temas atinentes a Relações Familiares e Desenvolvimento Infantil.

Ana Cristina Pontello Staudt, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), e Formação em Terapia Individual Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (2003). Atualmente é professora das Faculdades Integradas São Judas Tadeu e da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - FADERGS. Atua nas áreas de Psicologia Escolar e Clínica, com ênfase nos processos familiares. Pesquisa sobre os papeis familiares na contemporaneidade, com ênfase na parentalidade.

Adriana Wagner, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Adriana Wagner é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988). Possui especialização em Terapia de Família e Casal na Escuela de Formación en Terapia Familiar - STIRPE (Espanha) e doutorado em Psicologia Social pela Universidad Autonoma de Madrid (1994). É professora adjunta do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares (www.ufrgs.br/relacoesfamiliares). Linhas de pesquisa atuais: Relações Conjugais, Conflito, Diversidade e Qualidade Conjugal; A Família e a Tarefa de Educar: Desafios e Reflexões na Diversidade; Fases Evolutivas da Família Frente às Demandas Modernas.

Published

2016-01-27

Issue

Section

Articles