Estudo Prospectivo sobre Determinantes das Alterações Cognitivas e Funcionais em Idosos segundo Relato do Informante: estudo FIBRA-JF
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2022.151.10Resumo
Uma parcela significativa da população mais velha dos países de média e baixa renda vivencia adversidades para o envelhecimento cognitivo. Neste contexto, é útil o estudo de medidas, como o Informant Questionnaire on Cognitive Decline in the Elderly (IQCODE), que utilizam respondente substituto para avaliação de idosos acometidos por transtornos neurocognitivos. O presente estudo verificou se prejuízos funcionais e cognitivos e se queixas subjetivas de prejuízos da saúde física e cognitiva seriam preditores do escore do IQCODE a partir de acompanhamento de 9 anos com idosos brasileiros comunitários. A amostra foi composta por 118 idosos, e seus informantes substitutos, participantes da linha de base do Estudo FIBRA-JF. Utilizou-se a regressão logística multinomial, tendo o IQCODE como variável desfecho e como variáveis independentes, as características sociodemográficas; o estado de saúde; o desempenho no Mini-exame do Estado Mental (MEEM); as alterações para realizar atividades básicas (ABVD), instrumentais (AIVD) e avançadas (AAVD) de vida diária; a satisfação com a vida; a metamemória e a Escala de Depressão Geriátrica (EDG). Alterações no MEEM, nas AIVD e na GDS há 9 anos, e os prejuízos observados após este período para as ABVD, AIVD e AAVD, foram identificados como indicadores explicativos das perdas funcionais e cognitiva relatadas pelo informante. Estes achados reforçaram a utilidade do IQCODE como ferramenta de avaliação cognitiva de idosos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.